Item de segurança será obrigatório a partir de 2020

Aos poucos, o controle de estabilidade (o ESP, de Electronic Stability Program, também chamado de ESC, de Electronic Stability Control) deixa de ser algo exclusivo de modelos mais caros e chega aos carros de entrada. Já obrigatório em lugares como Europa e Estados Unidos, começará a ser cobrado a partir de 2020 em todos os novos lançamentos e 2022 em todos os carros fabricados no Brasil. 

O sistema, que trabalha em conjunto com os freios ABS e acelerador, garante o controle do carro em situações que, por meio de acelerômetros, sensores nas rodas e inclinômetros, ele interprete que há uma perda da direção pelo motorista. O sistema está sempre acompanhado do controle de tração, que evita a patinação das rodas, mas nem sempre o controle de tração está em conjunto com o ESP, como no VW Up TSI. 

Selecionamos os 10 carros mais baratos com o equipamento. Quando opcional, o ESP foi adicionado (mesmo quando em pacote) para compor o preço final desta lista. 

Toyota Etios 2019

1. Toyota Etios X 1.3 - R$ 48.740

Na linha 2019 do Etios, a Toyota colocou o ESP como item de série em todas as versões. Mesmo na X, que não tem rádio ou rodas de liga-leve, o sistema de segurança está acompanhado de controle de tração e assistente de partida em rampas.  

Fiat Argo 2019

2. Fiat Argo Drive 1.0 + Kit tech - R$ 50.490

A linha 2019 do Argo trouxe como novidade a possibilidade de controles de tração e estabilidade em um pacote opcional. Até então, apenas quando equipado com o câmbio GSR era possível ter o item de segurança. Junto, há o start-stop, que deixa de ser item de série. 

Volkswagen Polo

3. Volkswagen Polo 1.0 (+Safety Pack) - R$ 52.051

Lançamento da Volkswagen, o Polo já chega ao mercado com 5 estrelas no Latin NCap. O ESP é um opcional na versão de entrada do hatch, mas não é caro. No total, ele chega aos R$ 51.530 já com o item, apenas R$ 1.080 pelo pacote que ainda traz computador de bordo e bloqueio de diferencial. 

Fiat Uno Drive 2018

4. Fiat Uno Drive 1.0 + Comfort Plus - R$ 52.770

Mesmo com linha enxuta, o Uno manteve a possibilidade de ESP como opcional. Agora apenas com motorização 1.0 (Firefly ou Fire), o hatch oferece o pacote Comfort Plus na Drive, com o motor de três cilindros.  

Toyota Etios 2019

5. Toyota Etios Sedã X 1.5 - R$ 53.610

Como aconteceu no hatch, o Etios Sedã também adota os controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampas, como item de série. 

Toyota Etios 2019

 6. Toyota Etios X Plus 1.5 - R$ 55.300

A nova versão do Etios adiciona sistema de som e rodas de liga-leve, além do motor 1.5 ligado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de 4 marchas. 

Fiat Argo 2019

7. Fiat Argo Drive 1.3 + Kit tech - R$ 55.490

Além do Argo 1.0, o 1.3 também pode receber o kit com controles de tração e estabilidade e start stop. 

VW Polo 1.6

8. Volkswagen Polo 1.6 (+Safety Pack) - R$ 58.571

Como a versão 1.0, o Polo 1.6 também pode receber o pacote "Safety Pack", indo aos R$ 58.571, mas com motor de até 116 cv. 

Yaris hatch

9. Toyota Yaris 1.3 XL MT - R$ 59.590

Novidade da Toyota, o Yaris não ficou diferente do Etios. Toda a linha oferece controles de tração e estabilidade como itens de série desde a versão de entrada, XL.  

Honda Fit 2018

10. Honda Fit DX - R$ 60.200

Com a reestilização, o Honda Fit trouxe o item de segurança de série para todas as versões, inclusive a DX, mais barata, com câmbio manual. O mesmo não aconteceu com o City, curiosamente. 

Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com