Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
Pioneiro em seu segmento, o Range Rover foi apresentado ao mundo em 1970 e é o modelo mais luxuoso da Land Rover. Foi o primeiro veículo a aliar o conforto dos sedãs à capacidade de trafegar em todos os tipos de terrenos. Até então, não existiam veículos de luxo com uso misto.
Veja a seguir oito fatos curiosos sobre a trajetória do modelo mais refinado da marca inglesa:
1 – Foi o 1º SUV de luxo do mundo
Apresentado em 1970, o Range Rover pode ser considerado o primeiro SUV de luxo do mundo. Ele foi o primeiro veículo a unir o luxo presentes nos sedãs da época com a mesma capacidade e robustez para se trafegar em qualquer tipo de terreno.
2 – Cruzou o pântano de Darien
Para demonstrar a capacidade fora de estrada do modelo, a Land Rover colocou o Range Rover na expedição British Trans-Americas Expedition. Liderada pelo explorador britânico John Blashford-Snell, a expedição saiu do Alasca (EUA) em 3 de janeiro de 1971 e terminou na Terra do Fogo (Argentina) em 10 de julho de 1972.
3 – É o veículo preferido das celebridades
Preferido por várias celebridades ao redor do mundo, o Range Rover coleciona várias histórias. Em 1982, durante uma viagem do Papa João Paulo II à Inglaterra, uma unidade do Range Rover foi convertida em Papa-Móvel para transportar o Sumo Pontífice.
A Rainha Elizabeth II da Inglaterra também possui um Range Rover em sua garagem. Famosos como Keira Knightley, Bruce Sprinsteen, Madonna, Michael Jordan e Jack Nicholson também estão entre os proprietários do utilitário.
4 – Já ganhou o Paris-Dakar
Em 1979 o Range Rover participou pela primeira vez do famoso rali Paris Dakar. Pilotado pelo francês Alain Génestier, o modelo venceu logo em sua estreia na categoria automóveis e depois novamente em 1981.
5 – Primeiro SUV feito em alumínio
Na quarta geração, lançada em 2012, o Range Rover se tornou o primeiro SUV do mundo com carroceria totalmente produzida em alumínio. A redução de peso de até 420 kg em relação ao modelo anterior, o deixou mais econômico e com menores emissões de CO2.
6 – Lançou no mercado o Terrain Response
Um dos pioneirismos foi do modelo foi o Terrain Response. Na prática um botão que transforma o carro de acordo com o tipo de terreno em que se está trafegando. Em 1997, a versão não identificava automaticamente o terreno como faz a versão atual do Terrain Response 2 (lançado na quarta geração do Range Rover), mas já ajustava aceleração, suspensão, tração e relação de marchas para terrenos arenosos, escorregadios ou pedregosos.
7 – Versão SV Autobiography é o SUV mais sofisticado do mundo
A Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover usou e abusou do luxo para criar a versão SV Autobiography – que permite a maior gama de customização do mercado. Entre os mimos estão os dois assentos traseiros que reclinam como a primeira classe de um avião. Sob o capô, o motor V8 Supercharged com 550 cv de potência e 580 Nm de torque equipa o carro.
8 – Leva os turistas para a viagem mais luxuosa do mundo
Em parceria com a Abercrombie & Kent, agência especializada em viagens de luxo, a Land Rover disponibilizou um Range Rover SV Autobiography para levar os turistas que adquirirem o pacote de viagem mais luxuoso do mundo. O roteiro gourmet inclui a Provença francesa, o Lago Como na Itália, as montanhas Atlas no Marrocos, o Grand Canyon dos EUA, o Atacama no Chile e a Tasmânia da Austrália e custa a bagatela de £ 100 mil e parte de Londres, Reino Unido.
Galeria: Veja a lista com 8 curiosidades sobre a trajetória do Range Rover
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Land Rover Defender será o carro oficial do Rally Dakar
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Land Rover Discovery será mais 'família' para se afastar do Defender
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta