Decretado pela Audi no último mês de março, o fim de linha do esportivo R8 provocou verdadeira corrida às lojas por parte de entusiastas e fãs do modelo. Na busca por garantir as últimas unidades, clientes dos Estados Unidos compraram além do esperado e fizeram as vendas subir 87% no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2023. Ao todo, foram 181 unidades vendidas - contra 97 do intervalo anterior.

O desempenho impressiona e explica a decisão da Audi de estender a produção do R8 por mais alguns meses. Originalmente, a fabricação na planta Böllinger Höfe, em Heilbronn, Alemanha, deveria ter sido finalizada 2023. Com a alta demanda, os trabalhos foram prorrogados até o último mês de março. O derradeiro exemplar do R8 foi um cupê amarelo Vegas na versão Performance Quattro Edition com rodas de 20 polegadas.

Audi R8 Coupe V10 performance RWD em Laguna Seca

No ano passado, as vendas aumentaram em 49%, chegando a 1.591 unidades. Ainda assim, bem longe do pico de 5.016 unidades registrado em 2008. Na prática, o R8 ainda era o produto global menos vendido da Audi. O fim do modelo significa que o famoso motor V10 do grupo Volkswagen está com os dias contados. A Lamborghini, que também usa o propulsor, deverá eliminá-lo gradualmente com o fim do Huracán.

Avaliação: Audi R8 V10 GT RWD 2023

Apresentado originalmente no Salão de Frankfurt de 2003, o R8 foi muito elogiado na época pelo design e ganhou versão de produção cerca de quatro anos depois do protótipo. O carro elevou a Audi a novos patamares e foi apresentado no filme original da franquia Homem de Ferro. A segunda geração - e última - foi apresentado no Salão de Genebra de 2015 e deu origem também à versão elétrica R8 e-tron (que pouco tempo durou no mercado).

O lançamento de um sucessor é bastante especulado, embora não haja confirmação. Se sair do papel, provavelmente será elétrico (para tristeza e frustração dos puritas).

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