De carro, cerca de 260 km separam a sede da Porsche, em Stuttgart, do QG da Audi em Ingolstadt. E como membros da mesma família, é inevitável que façam comparações entre elas - como quando algum parente te compara com aquele primo com uma vida profissional e pessoal mais avançada que a sua. E com certeza isso aconteceu no passado entre elas.
Até o meio dos anos 2000, enquanto a Porsche já era a referência em esportivos principalmente pelo lendário 911, a Audi tinha, no máximo, seu esportivos baseados em modelos normais, assinados como RS. Em 2006, a casa de Ingolstadt resolveu mostrar que era capaz de mais e, aproveitando um conhecimento adquirido nas pistas, apresentou a primeira geração do R8.
Hoje, eles vivem cenários diferentes. O Porsche 911 está em sua oitava geração (992) e, aparentemente, nada vai tirar sua força mesmo com a eletrificação - no máximo, um 911 híbrido em alguns anos. Já o R8, aqui na reestilização de sua segunda geração, vê neblina sobre seu futuro, que poderá ser uma substituição por algo totalmente elétrico, ou nem isso.
Em comum, estão procurando um cliente disposto a pagar mais de R$ 1,5 milhão pelo seu esportivo. De um lado, o Porsche 911 Turbo S com uma mistura de pista e rua, mostrando muita força e potência no 6-cilindros boxer biturbo com 650 cv e 81,6 kgfm de torque, sem perder o charme e o luxo. Do outro, o Audi R8 é um dos poucos aspirados do mercado, com o V10 5.2 de 610 cv e 57,1 kgfm em um carro que lembra mais as pistas que as ruas. E levamos os dois ao Circuito Panamericano para ver onde cada um se destaca.
Antes de falar sobre eles no campo de provas da Pirelli, Audi R8 e Porsche 911 Turbo S encararam um desafio ainda maior: as ruas. E o 911 ainda é, de longe, um dos mais usáveis esportivos que temos em nosso mercado. Mesmo sendo a versão que mais se aproxima da linha GT, se coloca bem mais disponível a servir seu dono todos os dias que apenas na hora de encarar um autódromo.
Apesar de ser mais potente que o Audi R8, é mais dócil. Além de mais força, sua linha de torque aparece logo cedo, com pico já a 2.500 rpm. Trabalha quieto e calmo boa parte do tempo, com a ajuda de um seletor de condução e da suspensão adaptativa com lift na dianteira por um botão. O acabamento segue um alto padrão, sem exageros, e oferece sistemas como piloto automático adaptativo e assistente de faixa, ausentes no Audi.
Até o consumo no Porsche é mais condizente com sua proposta. Um carro de 650 cv que chega aos 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada deve ser respeitado, mais uma vez com a ajuda do seletor de modos de condução e a transmissão que deixa o motor em uma faixa de força, mais em baixas e mais econômica. Já o R8 não nega que sua preferência é um bom autódromo.
O Audi R8 nasce da experiência da marca nas competições. Percebemos isso até hoje, como na posição do motor V10 aspirado, a arquitetura de suspensão em braços sobrepostos nas 4 rodas, a frente curta e o comportamento da suspensão, bem mais firme que o conjunto do Turbo S. Não é o mais potente e consegue ficar longe do Porsche nas acelerações, mas nem tudo são números.
Juntos na pista, Audi R8 e Porsche 911 Turbo S apresentam suas principais credenciais. Enquanto o 911 acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, o Audi encanta com um ronco único do V10 girando 8.000 rpm nas costas do motorista. Nas curvas, o Audi demora mais para achar seu limite, com um conjunto mais equilibrado e na mão, cravado ao chão. Como não é a versão mais nervosa do 911, o Turbo S leva para a pista um pouco das ruas, com um peso mais elevado e um limite mais fácil de ser achado.
Mesmo assim, o Porsche vai longe. O sistema de tração integral segura a onda, porém o R8 passa mais confiança e escorrega menos nas curvas mais fechadas. Se na reta o Porsche abre uma vantagem para o R8, nas curvas essa diferença cai bastante, mostrando que nem tudo são apenas os números.
O que parecia um comparativo duro, nos deu um resultado bem diferente. No fim do dia, temos dois esportivos que, apesar de estarem na mesma família, podem se complementar em uma feliz garagem de R$ 3 milhões. Enquanto o 911 Turbo S é rápido como pouco e dócil para as ruas, o Audi R8 carrega traços das pistas em seu DNA e, mesmo com certa idade, promete bastante aos amantes de um bom track day.
Lógico que poucos podem se dar ao luxo de ter os dois em sua garagem, mas seria uma bela dupla alemã de respeito. Se 260 km separam as duas sedes das empresas na Alemanha, poucos metros podem separar 911 Turbo S e R8 em uma garagem sem problemas de brigas, ciúmes ou grandes problemas. O único problema seria a dúvida de qual levar para passear naquele dia.
Fotos e vídeo: Mario Villaescusa e Paulo Trindade (para o Motor1.com)
Audi R8 V10 | Porsche 911 Turbo S | |
MOTOR |
central/traseiro, longitudinal, 10 cilindros em V, 40 válvulas, 5.204 cm³, duplo comando com variador em cada bancada, injeção direta e indireta, gasolina
|
traseiro, longitudinal, 6 cilindros contrapostos (boxer), 24 válvulas, 3.754 cm³, duas bancadas com duplo comando de válvulas com variador na admissão e escape, injeção direta, biturbo, gasolina
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POTÊNCIA/TORQUE |
610 cv @ 8.000 rpm; 57,1 kgfm @ 6.600 rpm
|
650 cv @ 6.750 rpm / 81,6 kgfm @ 2.500 a 4.000 rpm
|
TRANSMISSÃO |
automatizado de dupla embreagem, 7 marchas; tração integral
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automatizado de dupla embreagem com 8 marchas; tração integral
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SUSPENSÃO | braços sobrepostos nas 4 rodas |
McPherson na dianteira, Multilink na traseira
|
RODAS E PNEUS | rodas de liga-leve de 20" com pneus 245/30 R20 (D) e 305/30 R20 (T) | rodas de liga-leve de 20"(D) e 21" (T) com pneus 255/35 R20 (D) e 315/30 R21 (T) |
FREIOS | discos ventilados nas 4 rodas | discos ventilados nas 4 rodas |
PESO | 1.595 kg em ordem de marcha | 1.640 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.429 mm, largura 1.940 mm, altura 1.236 mm, entre-eixos 2.650 mm; | comprimento 4.535 mm, largura 2.024 mm, altura 1.303 mm, entre-eixos 2.450 mm |
CAPACIDADES | tanque 83 litros; porta-malas 112 litros | tanque 64 litros; porta-malas 128 litros |
PREÇO | R$ 1.529.990 | R$ 1.509.000 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | |||
---|---|---|---|
Audi R8 V10 | Porsche 911 Turbo S | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h |
2,0 s |
1,6 s | |
0 a 80 km/h | 2,6 s |
2,2 s |
|
0 a 100 km/h | 3,6 s | 2,8 s | |
0 a 200 km/h | 11,1 s | 8,4 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em S | 2,5 s | 2,1 s | |
80 a 120 km/h em S | 2,0 s | 1,5 s | |
100 a 200 km/h em S | 7,5 s | 5,6 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 34,2 m | 31,5 m | |
80 km/h a 0 | 21,7 m | 20,2 m | |
60 km/h a 0 |
12,4 m |
11,5 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 5,9 km/l | 8,4 km/l | |
Ciclo estrada | 7,6 km/l |
10,2 km/l |
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