Desde que foi lançado nas Olímpiadas do Rio de Janeiro de 2016, o Nissan Kicks tem sido aquele tipo de carro que a gente indica sem medo de errar. Embora não seja o SUV compacto mais rápido ou o mais tecnológico, o modelo da marca japonesa é um dos mais versáteis. Oferece ótimo espaço interno e porta-malas, dinâmica sólida e alguns dos sistemas de segurança mais avançados do segmento - e isso sem figurar entre os mais caros da categoria.
O modelo 2021 do Kicks não é diferente. Já lançado nos EUA, onde tivemos esse primeiro contato, ele segue a mesma fórmula básica do anterior, mas o faz com uma nova cara. Os designers ajustaram o estilo dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo em que adicionaram algumas atualizações e melhorias tecnológicas. Ou seja, nada que mude o caráter que sempre admiramos.
O Kicks original tinha um design limpo e simples que realmente gostávamos, mas o modelo 2021 investe em linhas mais rebuscadas e pode não agradar tanto, na minha opinião. A Nissan chama o novo nariz de "grade Double V-Motion", e ela cobre a parte frontal com plástico preto brilhante e peças de acabamento imitando cromado, ladeado por faróis maiores (com iluminação em LED no caso da versão SR avaliada). É uma cara meio exagerada para um carro compacto, algo que não combina totalmente com o restante do design que segue quase totalmente inalterado.
A única outra atualização visual digna de nota, além das novas opções de rodas aro 17", é uma fina barra de luz na traseira que conecta as lanternas (mudança que diferencia a versão americana da asiática, mostrada anteriormente). Ficou interessante, proporcionando ao Kicks uma expressão mais moderna. O modelo 2021 também adiciona mais meia dúzia de opções de pintura para a carroceria e o teto em dois tons, o que deixa o visual mais ousado: a carroceria Branco Aspen e o teto Super Black do nosso carro são uma combinação especialmente chamativa.
Os upgrades internos são ainda mais sutis. Os bancos premium da versão SR usam couro sintético - o mesmo que reveste o painel - e apresentam um design em 3 tons com novas cores e texturas atualizadas. Os botões e interruptores têm o mesmo peso de alta qualidade de antes, e a exibição de informações no cluster parcialmente digital também foi mantida, oferecendo leitura fácil para itens como alertas de segurança e consumo de combustível.
A versão de entrada do Kicks 2021 recebe uma multimídia com tela de 7" e integração com smartphones via Apple Carplay e Android Auto. Já nos modelos SV e SR há uma tela maior, de 8", que torna as coisas mais práticas. Ela oferece o mesmo layout e as mesmas respostas rápidas do sistema menor, mas é um pouco mais fácil de usar por conta da superfície mais ampla.
Nos EUA, o sistema de som Bose Personal Plus embutido no encosto de cabeça continua igual, mas agora há 4 portas USB pontilhadas na cabine - incluindo um único USB-C na frente. Os clientes podem também levar um hotspot Wi-Fi opcional no Kicks 2021, uma comodidade rara no segmento - no Brasil, apenas o Chevrolet Tracker tem isso até o momento.
Dois dos principais argumentos de venda do Kicks permanecem: espaço e segurança. No modelo 2021 dos EUA, todas as versões saem de fábrica com o sistema Safety Shield 360 da Nissan, que inclui frenagem automática de emergência dianteira e traseira. Nosso modelo SR ainda estava equipado com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e piloto automático adaptativo - resta saber se a Nissan vai oferecer todos esses itens na versão nacional.
Em termos de espaço não há novidades, mas isso é bom. O Kicks se mantém entre os melhores da classe tanto no porta-malas (432 litros) quanto na acomodação dos passageiros do banco de trás, com ótimo vão para as pernas e para a cabeça.
Outra coisa que não mudou é o que está sob o capô. O mesmo motor 1.6 aspirado, que nos EUA entrega 125 cv e 17,3 kgfm de torque, permanece emparelhado à transmissão automática do tipo CVT e tração somente dianteira. Não há nada negativo na forma como o Kicks anda: leve, ele tem força suficiente para uso urbano, enquanto a suspensão é relativamente atlética e o rodar é bastante confortável (novamente entre os melhores da classe neste quesito).
Dito isso, o motor começa a chiar em velocidades de estrada e o CVT às vezes é um pouco choroso. Passamos muito tempo em rodovias e então percebemos que é preciso pisar com vontade no acelerador quando queremos fazer uma ultrapassagem em velocidades mais altas. Mas isso é uma verdade comum para a maioria dos concorrentes diretos, em configurações semelhantes. A única atualização mecânica ficou por conta da troca dos freios traseiros a tambor por discos, somente nas versões SR e SV.
Mas a performance não é o que faz o Kicks vender, e sim a economia. Com a gasolina norte-americana, o SUV compacto da Nissan tem médias declaradas de 13 km/litro na cidade e 15,2 km/litro na estrada. Durante nossa avaliação, a média ficou em 12,6 km/litro, mas por conta de um pé de chumbo... No Brasil, o motor 1.6 flex de 114 cv e 15,5 kgfm não deve sofrer alterações, mantendo a oferta tanto com o câmbio manual de 5 marchas na versão de entrada e o automático CVT nas demais. E, assim como o novo Versa, o Kicks deve adotar a nova nomenclatura de versões: Sense, Advance e Exclusive, no lugar das atuais S, SV e SL.
Há uma expectativa de que o Kicks receba, futuramente, o motor 1.3 turbo da Renault que vai estrear no Captur nacional neste 1º semestre, mas, caso aconteça, não será algo tão para já.
Nos EUA, o principal argumento do Kicks está no preço. O modelo anterior começava em US$ 19.070 (cerca de R$ 102.800) e a linha 2021 chegou com valores a partir de US$ 19.500 (R$ 105.100 aproximadamente). Apesar deste pequeno aumento, ainda é um dos mais acessíveis da categoria, agora com mais itens de segurança desde a variante de entrada.
Acreditamos que o mesmo deverá acontecer no Brasil, onde o lançamento do Kicks reestilizado está previsto para fevereiro, já como linha 2022. Como as mudanças serão mais cosméticas, salvo novos itens de segurança, a expectativa é que a Nissan mexa pouco nos preços do SUV, que hoje variam de R$ 87.990 a R$ 117.390. Outra novidade será a estreia da versão híbrida Kicks E-Power, mas isso já é assunto para 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Electric Days: GM vê Brasil com potencial para exportar até aos EUA
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções