No final do ano passado, o Honda HR-V passou por sua primeira reestilização. Além de uma leve mudança visual, concentrada na dianteira, o modelo teve a suspensão recalibrada e o câmbio CVT reajustado para melhorar o conforto e o ruído interno, respectivamente. Estreou nas versões LX, EX e EXL, mas deixou de fora a topo de linha Touring. O motivo é que ela será a responsável por estrear, no Brasil, o SUV com o mesmo motor 1.5 turbo do Civic mais caro.
O HR-V Touring turbo tem previsão de lançamento para o segundo semestre, mas desde já você terá uma ideia do que esperar dele graças aos nossos colegas do Motor1.com Itália, que avaliaram o HR-V turbinado na Europa. Por lá, ele chega na versão Sport, com rico pacote de equipamentos, estética mais agressiva e o motor 1.5 turbo de 180 cv - por aqui rende 173 cv sob o capô do Civic.
Em termos estéticos, o HR-V Sport adota a nova dianteira do modelo reestilizado, com destaque para a grade cinza escura (no lugar do cromado do EXL) e pelos faróis Full LED. Há também um bodykit todo preto, incluindo spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais, que combinam com as proteções do para-lamas também na mesma cor. Para completar o visual "bandido", os retrovisores recebem capa também preta e exclusivas rodas aro 17", também negras. Por aqui, a versão Touring será mais discreta, mas deve aproveitar os faróis de LED (que já existiam na antiga Touring 1.8) e, claro, a dupla saída de escape na traseira.
Medindo cerca de 4,3 metros de comprimento, o HR-V oferece um habitáculo espaçoso e bem acabado. Esta versão Sport se diferencia pelos bancos esportivos revestidos em tecido preto na parte central e couro vermelho escuro nas laterais. O mesmo couro também cobre a maior parte do painel, da porta e do túnel central par acentuar o caráter esportivo do carro, que também possui a alavanca do câmbio de metal com cobertura de couro preto.
A alma do HR-V Sport está no novo motor de 4 cilindros e 1.5 VTEC turbo, que entrega 182 cv e a 5.500 rpm e um torque máximo de 24,5 kgfm disponível entre 1.900 e 5.000 rpm. Isso na versão com câmbio manual de 6 marchas, porque na automática, com CVT, o torque é limitado a 22,4 kgfm entre 1.700 e 5.500 rpm. No Civic Touring brasileiro, são 173 cv e 22,4 kgfm, configuração que também deve pintar no futuro HR-V Touring.
Na versão manual, o Sport acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e chega à máxima de 215 km/h. Como no Civic, a entrega de força é bastante linear e empurra com vigor até próximo do limite de giros. O câmbio ajuda numa condução alegre, com engates precisos e uma alavanca de curso bem curto. Infelizmente, a demanda por transmissões manuais neste tipo de carro é quase nula no Brasil, o que fez a Honda tirar essa opção até mesmo da versão básica do HR-V.
A direção também tem uma relação mais direta que as versões mais mansas, e deriva dos modelos esportivos da Honda, como o NSX. Conta com servo-assistência elétrica de duplo pinhão e relação variável, como no Civic. E traz ainda a tecnologia que a Honda chama de AHA (Agile Handling Assist), que atua nos freios para aumentar a agilidade e estabilidade, trazendo o SUV para dentro das curvas.
Na estrada, o HR-V turbo se revelou ágil e equilibrado. A direção é precisa e permite desenhar trajetórias milimétricas sem que o carro perca a compostura. Mesmo forçando a mão, o HR-V não cede à saída de frente no tomada de curva e rapidamente encontra apoio.
Do ponto de vista do conforto, o SUV nipônico tem bancos confortáveis. Um pouco difíceis de ajustar, mas depois de algumas tentativas eles permitem que você encontre uma posição correta. Na cidade, o HR-V absorve solavancos de forma muito eficaz e filtra as vibrações quando viaja em superfícies irregulares. Na estrada, no entanto, mostra algumas deficiências em termos de isolamento acústico, especialmente no tocante a ruídos aerodinâmicos.
Para melhorar as qualidades dinâmicas, esta versão Sport traz, além de um setup dedicado, a Honda empregou a tecnologia "Performance Damper". Trata-se de um sistema de suspensão com dois amortecedores por roda, que funciona como uma barra estabilizadora ativa, amortecendo as vibrações provenientes da estrada e, sobretudo, contendo os movimentos laterais e torcionais para manter o SUV mais neutro em transferências de carga.
Do ponto de vista dos equipamentos, o HR-V Sport vem com assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital automático, sensor crepuscular, faróis e lanternas de LED e central multimídia com tela de 7". Ademais, a marca japonesa incluiu na versão o pacote Honda Sensing, com piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, reconhecimento de placas, frenagem automática de emergência e farol alto automático. O preço é de 29.950 euros na versão manual e 31.300 euros na CVT.
Previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre, o novo HR-V Touring deverá ter, além do motor 1.5 turbo, o sistema Honda Sensing. A estimativa de preço é em torno dos R$ 130 mil, considerando que hoje o Civic Touring sai por R$ 128.900.
Honda HR-V Sport 6MT
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