O Honda HR-V passará a contar com uma versão equipada com o motor 1.5 turbo, novidade da linha 2019 do SUV. Enquanto por aqui ele é prometido para o ano que vem sem muitos detalhes, na Europa a fabricante já divulga os detalhes sobre esta configuração. Ela será batizada Sport e, ao invés de só receber o motor turbo usado no Civic, terá modificações para fazer justiça ao nome, com melhorias no chassi, suspensão e gerando 182 cv.

Com produção programada para começar em dezembro, o Honda HR-V Sport será lançado na Europa no primeiro trimestre de 2019. Segundo a fabricante, esta versão foi desenvolvida para quem quer mais esportividade em um SUV compacto. Recebeu o motor 1.5 turbo usado em carros como Civic, inclusive com o mesmo desempenho que o sedã nos EUA, desenvolvendo 182 cv a 5.500 rpm e 24,5 kgfm de torque entre 1.900 e 5.000 rpm. Será oferecido com câmbio manual de 6 marchas ou com CVT, simulando 7 marchas.

Não bastava receber o motor 1.5 turbo. A fabricante ainda ajustou a rigidez torcional, o controle da suspensão e a resposta do volante. Para isso, equipou o SUV com um sistema de amortecimento que funciona para compensar o movimento torsional do chassi, mantendo o carro grudado no chão nas curvas, aumentando a estabilidade em movimentos rápidos e reduzindo as vibrações em ruas esburacadas.

Outra mudança foi na direção, com um ajuste único para o HR-V Sport. Traz um sistema de proporção variável para a assistência elétrica, entregando uma resposta mais consistente nos primeiros ângulos e aumentando a suavidade conforme o volante gira.

Honda HR-V Sport 2019
Honda HR-V Sport 2019

Além de trazer as atualizações de design já apresentadas, esta versão ainda tem detalhes exclusivos. Por exemplo, traz um acabamento em cromo preto e grade colmeia. A frente tem um discreto splitter, as laterais receberam saias e o para-choque traseiro ficou mais agressivo. Fechando o visual estão as saídas duplas de escape, rodas de liga leve de 18” com desenho exclusivo e retrovisores com capas pretas. Do lado de dentro, os bancos foram alterados para aumentar o suporte lateral nas curvas e com acabamento preto e vermelho.

Já no Brasil, o HR-V terá a versão Touring, nome utilizado até o modelo 2018 para a configuração topo de linha do SUV compacto. Ela foi anunciada no Salão do Automóvel de São Paulo e será lançada ao longo de 2019. Tudo indica que continuará com a fórmula de ser um carro mais luxuoso do que esportivo. Na ocasião, a marca disse que ele teria “diversas tecnologias inéditas”, o que pode indicar a adoção do pacote Honda Sensing, com sistemas como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Fotos: divulgação

Galeria: Honda HR-V Sport 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com