Ir para o conteúdo principal

Novo VW Nivus é flagrado e pode já esconder sistema híbrido

SUV renovado no ano passado é um dos candidatos a receber novo motor 1.5 híbrido pleno, que dispensa recarga externa

Flagra mostra que VW Nivus pode já testar motor híbrido
Foto de: Placa Verde

A Volkswagen renovou o Nivus para a linha 2025 em outubro do ano passado. Agora em 2025, lançou a aguardada versão GTS - esportiva - do SUV. No entanto, parece que os planos da montadora para este modelo irão muito além de um novo visual e configurações com diferentes propostas. Um novo flagra publico pelo perfil @placaverde mostrou duas unidades do carro novamente camufladas.

A página especula que a Volkswagen já está usando o Nivus como base para os testes do primeiro propulsor híbrido nacional. A marca, até o momento, não comunicou nada relacionando o novo motor com o SUV. No entanto, na Europa, o SUV T-Roc deve estrear no ano que vem um conjunto híbrido pleno, algo que a VW não oferece, ainda que já tenha modelos híbridos leves, híbridos plug-in e elétricos.

Galeria: Volkswagen T-Roc (2025), a apresentação do Motor1.com

A chegada da tecnologia híbrida sem a necessidade de recarga externa complementa o catálogo e atende consumidores que procuram o sistema eletrificado mais próximo ao que conhecemos, por exemplo, com a Toyota. Com estreia em 2026, o conjunto híbrido estará ligado ao 1.5 turbo com, provavelmente, um motor elétrico na transmissão e uma bateria de menor capacidade para atender curtos trajetos em modo elétrico.

Isso pode indicar algo interessante para o Brasil. Relembrando, a marca investirá um total de R$ 16 bilhões no país até 2028, o que inclui quatro modelos inéditos - coloque na conta o Tera, a futura picape intermediária e, como grande aposta, as novas gerações de T-Cross e Nivus. Nisso, teremos uma nova plataforma, chamada MQB Hybrid, ou uma provável mistura entre a atual MQB-A0 e a base atualizada, usada pelo T-Roc. 

 

O que você pensa sobre isso?

Isso permitirá a evolução em sistemas de condução, dimensões e eletrificação em níveis mais amplos. Inicialmente, a marca deve trabalhar com o eTSI, que agrega um sistema híbrido-leve ao novo 1.5 turbo, já confirmado para São Carlos (SP), mas esse sistema híbrido pleno, que estreia na Europa em 2026, pode equipar a nova geração de modelos com essa base MQB Hybrid. 

Como os investimentos no Brasil vão até 2028, é provável que as novas gerações dos SUVs compactos já tenham essa tecnologia HEV. Essa tecnologia tem uma força considerável no mercado brasileiro, principalmente pelos Toyota, e exige menos adaptações na rotina do comprador. Até mesmo o visual do T-Cross e Nivus podem ter muita referência neste novo T-Roc.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com