Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
Informação foi confirmada pelo Mopar Insiders e confirmada pela CEO da marca, Chris Fuell
Em mais um capitulo da novela que corre entre os bastidores do grupo Stellantis, a marca Chrysler, uma das mais atingidas pelas reestruturações do ex-CEO Carlos Tavares, parece ter desistido de lançar um SUV elétrico. As informações foram reveladas pela Mopar Insiders.
Com apenas um carro em seu portfólio desde o fim do luxuoso sedã 300C, que saiu de linha no final de 2023, a Chrysler não vive um bom momento hoje. Dependente apenas da minivan Pacifica, os rumos da marca chegaram a desagradar até mesmo os herdeiros de seu fundador, Walter P. Chrysler. No meio do ano passado, seu bisneto, Frank B. Rhodes Jr, discutiu em vídeo nas redes sociais a necessidade de proteger o futuro da marca, defendendo também a Dodge.
Chrysler 300C, que saiu de linha em 2023
Na época, ele buscava investidores para tentar readquirir as marcas da Stellantis, no que ele chamava de ''uma saída honrosa e lucrativa''. Meses depois, o modelo que poderia salvar o futuro da Chrysler sob a chancela do grupo parece ter voltado à geladeira, já que, conforme vazamentos do Mopar Insiders, fornecedores ligados ao modelo tiveram seu trabalho suspenso, tendo sido notificados por e-mail sobre a pausa do desenvolvimento do novo SUV.
O e-mail, que veio à tona recentemente, revela mais um revés no projeto, depois que a Chrysler redesenhou fortemente o conceito do seu então futuro SUV cerca de um ano e meio após o início do desenvolvimento, descartando o design inicial.
Chrysler Airflow Concept
O portal AutoNews cita a CEO da Chrysler, Chris Fuell, que confirmou a notícia de que o modelo estava com seu projeto em pausa. Ela não deu mais detalhes sobre o SUV, dizendo apenas que ele está "chegando em breve", seguido por um modelo "inspirado no conceito Halcyon".
Esperava-se que esse SUV elétrico fosse uma versão de produção do conceito Airflow. No entanto, esse design foi completamente alterado cerca de 18 meses após o início do ciclo de desenvolvimento em favor de um veículo que tem "literalmente zero a ver com qualquer coisa que você tenha visto hoje, até mesmo com o carro-conceito Airflow. Ele está evoluindo em uma nova direção", de acordo com o chefe de design da Stellantis, Ralph Gilles, que conversou com a MotorTrend em 2023.
Conceito Airflow da Chrysler
Conceito Chrysler Halcyon
Quando (e se) chegar, o SUV elétrico da Chrysler provavelmente compartilhará sua base de 400 Volts STLA Large com o novo Dodge Charger elétrico, que não recebeu muitos elogios dos críticos. A mesma plataforma provavelmente servirá de base para o elétrico inspirado no conceito Halcyon, o que significa que ambos provavelmente terão uma bateria de 100 quilowatts-hora e um de mais de 480 km no ciclo EPA, dependendo da versão.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chrysler terá 'primo do Compass' em 2026 após 10 anos sem lançamentos
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Stellantis rebate herdeiro e diz que Chrysler e Dodge não estão à venda
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Herdeiro da Chrysler critica gestão e quer marca fora da Stellantis
Após divergência, Kia estará no Salão do Automóvel 2025
Chrysler Halcyon antecipa futuro elétrico da marca com modo autônomo