Golf no México e mais: os pseudo-alemães da Volkswagen
Alvo de grandes discussões na Europa, um dos carros mais importantes do grupo VW ganhará nova cidadania e pode chegar também aqui
Se você acompanhou portais automotivos durante o ano de 2024, provavelmente leu sobre as disputas entre o Conselho de Administração do Grupo Volkswagen com o sindicato alemão IG Metall que perdurou até os últimos dias do ano.
Até que, de surpresa, chega o anúncio que às discussões parecem ter chegado a um acordo sobre uma redução de força de trabalho de 35.000 pessoas em três das principais unidades da alemã, além de um detalhe que pode ter passado despercebido por muitos: um de seus carros mais populares na Alemanha deixará de ser fabricado na Europa e ganhará visto mexicano.
A produção dos Golf hatchback e Golf Variant perua será transferida para Puebla, no México, a partir de 2027. Os conhecedores da história da VW saberão disso: Não é um lugar ruim, já que o último Fusca saiu da linha de produção em 2003. Suas novas interpretações, o New Beetle e o Novo Fusca (o de 2013), também vieram de lá.
Volkswagen do México em Puebla
Produção do VW Taos em Puebla, México
O último Fusca saiu da linha de produção em Puebla em 2003
A fábrica da Volkswagen em Puebla é a maior fábrica automotiva do México e, com uma área de 300 hectares, também é uma das maiores fábricas de veículos do Grupo Volkswagen. Todos os processos de produção necessários ocorrem por lá, incluindo a estampagem de partes da carroceria e a fabricação de componentes.
Em 2023, um total de 349.227 veículos foram produzidos em Puebla. Modelos como o Jetta, Tiguan Allspace e o Taos saem da linha de produção lá. A propósito, outras marcas alemãs também produzem carros no México, como Q5 da Audi e o Série 2 Gran Coupé da BMW.
E de onde mais vêm os modelos da VW atualmente vendidos no seu país sede? Bom, o Polo, por exemplo, começou a vir recentemente da África do Sul, já que sua fábrica atual em Pamplona, na Espanha, está sendo transformada para fabricar o elétrico ID.2. Já que estamos falando de "mundial": a marca Volkswagen tem 49 fábricas de produção de veículos e componentes em todo o mundo.
O T-Cross e o Taigo (a versão europeia do Nivus) ainda estão saindo da linha de produção em Pamplona (ESP). O T-Roc vem de Portugal, seu irmão sem teto vem de Osnabrück, na Alemanha. O T-Roc Cabrio será produzido em Osnabrück até meados de 2027.
A montagem final do Arteon Shooting Brake também será por lá. As opções para outro uso do local estão sendo examinadas no momento. Pelo menos até 2027, o Golf continuará a ser fabricado em Wolfsburg, assim como a minivan Touran e o novíssimo Tayron (que, a depender do Continente, será vendido como Tiguan Allspace).
Após a saída do Golf, a produção em Wolfsburg será concentrada em duas linhas de montagem, em vez das quatro atuais. O futuro do local também será garantido no final da década com a instalação do Golf elétrico e de outro modelo baseado na futura arquitetura de carro elétrico SSP (que será feita em parceria com a americana Rivian).
Produção do VW Golf em Wolfsburg
VW Tayron: Início da produção em série na fábrica de Wolfsburg
Com o fim do Passat em Emden, na Alemanha, e o foco na linha ID, as fábricas alemãs de Zwickau e Wolfsburg devem diminuir suas produções devido a menor demanda do mercado como um todo. Ainda sim, o fato de dirigir um carro alemão ou não parece não importar tanto para os clientes locais: Com 19,1%, a VW ainda continua a ser líder incontestável do mercado na Alemanha em 2024, mostrando que a origem exata dos seus carros não importa tanto quanto o custo benefício deles.
VW Golf GTI MK8,5 voltará ao Brasil em 2025
E o Brasil, hein?
Fora do mercado brasileiro desde 2019, quando a sétima geração do hatch médio deixou de ser fabricada no Paraná, o Golf já está com as malas prontas para retornar ao país em 2025. A confirmação, como sabemos, veio do próprio presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, em um post no seu LinkedIn.
Mas além da versão esportiva do hatchback, a fabricação do modelo no México abre portas ainda para a chegada de outras versões do modelo ao país, devido ao acordo bilateral entre os dois países para veículos e peças. Deste acordo já chegam ao país alguns outros carros da marca há alguns anos, como o Volkswagen Jetta, o SUV Tiguan AllSpace e há rumores de que a reestilização do Taos também passe a vir de lá.
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Fonte: Volkswagen, Automobil Produktion
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