Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
Veja na lista da premiação Selo Maior Valor de Revenda deste quais foram os automóveis que menos depreciaram neste ano
O Selo Maior Valor de Revenda, organizado pelos estudos da Agência Autoinforme e realizado há 23 anos, é uma referência importante para compradores de automóveis e entusiastas do setor automotivo. Este prêmio reconhece os carros e picapes que conseguem preservar seu valor após a compra do 0 km, desvalorizando menos após 12 meses de uso.
Em sua 11ª edição, realizada no último dia 6 de dezembro, o selo foi dado ao Toyota Corolla, Volvo XC90 e Ford Mustang Mach-E GT, que obtiveram, respectivamente, índices de depreciação de -4,7%, -3,8% e -5,2%, nos agrupamentos “Motores a combustão”, “Híbridos” e “Elétricos”, como os “Campeões Gerais” do ano.
Volvo XC90
No histórico dos últimos 11 anos, a análise de marcas deu novamente vitória a marca japonesa Toyota, que venceu em 11 vezes em diversas categorias. A maior vencedora no histórico é a Volkswagen (28), seguida por Fiat (24), Chevrolet (19), Honda (18), Ford (13), Hyundai (11), Volvo (10), Porsche (7), BMW(6), Jeep (5), Renault (5), Audi (3), Mini (3), Land Rover (3), Mercedes-Benz (3), Caoa Chery (2), Ram (2), Kia (2) e Lexus (2), além de BYD, GWM, Mitsubishi e Nissan, com um reconhecimento cada.
Este ano, 170 modelos foram analisados, após a linha de corte de 1.000 unidades comercializadas em 12 meses (motores a combustão), de 300 unidades dos veículos híbridos e de 100 unidades dos elétricos. O período de referência do estudo foi entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
“Decidimos criar três agrupamentos de modelos, a combustão, híbridos e elétricos, porque estes dois últimos ganharam novos players e importância nos últimos três anos, mas ainda sem condições de atender à primeira linha de corte de 1.000 unidades”, explica Luiz Cipolli Junior, da Agência Autoinforme.
Ford Mustang Mach-E
Entre os vencedores das categorias, o Corolla foi o grande campeão entre os sedãs médios e no geral, perdendo 4,7% de seu valor após 12 meses de uso. Na sequência aparece o Porsche Macan, com 5,9% de desvalorização, e a Fiat Strada (6%). Na outra ponta, o carro que mais perdeu valor entre os campeões foi o BMW 118i (13%), sendo o hatch médio/premium com a menor depreciação em 12 meses.
Veja outros vencedores por cada categoria:
- Fiat Mobi (Hatch Entrada -9,3%)
- Chevrolet Onix (Hatch Compacto -8%)
- BMW 118i (Hatch Médio/Premium -13%)
- Fiat Strada (Picape Pequena -6%)
- RAM Rampage (Picape Compacta -7,6%)
- Ford Ranger (Picape Média -10%)
- Ford F-150 (Picape Grande -10,7%)
- Fiat Cronos (Sedã Pequeno -9,2%)
- Volkswagen Virtus (Sedã Compacto -8,4%)
- Toyota Corolla (Sedã Médio -4,7%)
- Volkswagen Nivus (SUV Entrada -9,1%)
- Honda HR-V (SUV Compacto -7,7%)
- Porsche Macan (SUV Médio -5,9%)
- Porsche Cayenne (SUV Grande -6,8%)
- Toyota SW4 (SUV/Minivan/7 lugares -8,2%),
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9 é o grande vencedor do World Car Awards 2024
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Kia EV9 desbanca 63 rivais e leva prêmio Carro das Mulheres Global 2024
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Finalistas do World Car Awards são anunciados no Salão de Genebra
Mercedes-AMG terá SUV elétrico com mais de 1.000 cv; veja 1ª imagem
Novo Renault Scénic, agora SUV, é eleito Carro do Ano 2024 na Europa