Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Chamada de sDrive16i, versão de entrada tem motor mais fraco e pacote de equipamento mais simples
Versões básicas de carros mais caros não são lá muito comuns no Brasil. Se você for um pouco mais velho, talvez se lembre dos sedãs Chevrolet Opala e Omega em versões com calotas, sem ar-condicionado ou outros luxos, que eram focadas principalmente em taxistas.
Já em décadas mais recentes, o mais próximo disso foi o Toyota Corolla GLI tecido, vendido até 2020, antes de o sedã médio trocar de geração e perder sua versão queridinha dos motoristas de aplicativo. Mas em outros países a situação é um pouquinho diferente, principalmente no continente europeu, onde é comum modelos da Audi, BMW ou Mercedes-Benz terem versões de acesso apenas com o essencial. E esse é o caso do BMW X1 deste artigo.
Chevrolet Opala
Omega Taxi
Toyota Corolla GLI
O modelo, que nasceu em 2009, já tem três gerações e é um dos SUVs premium mais equilibrados do mercado, concorrendo com alguns outros modelos tradicionais, como Audi Q3, Mercedes-Benz GLA, Mini Countryman e Volvo XC40.
Sob a designação sDrive16i, essa versão ultrabásica do SUV premium conta com um motor a gasolina 1.5 Turbo de três cilindros com uma potência reduzida para 122 cavalos. No torque, são 23 kgfm para o eixo dianteiro (entre 1.500 e 3.600 rpm), capaz de levar o modelo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. O modelo também traz acabamento simplificado na parte interna, além de rodas menores, de 18".
Galeria: BMW X1 X1 sDrive16i 2025
Não são números ruins para um SUV de 4,50 metros de comprimento, mas e quanto ao consumo de combustível? Combinado com a caixa de câmbio automática Steptronic de dupla embreagem com sete relações, o fabricante informa um consumo de combustível combinado de 14,7 km/l.
Por aqui, a versão de entrada do BMW X1 hoje é a sDrive20i X Line, a partir de R$ 347.950, com o mesmo motor 1.5 Turbo, mas com calibração para 156 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. Você acha que a versão ''basicona'' do X1 teria espaço no Brasil?
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW X1 troca versão de entrada por uma mais potente; entenda
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
BMW acelera crescimento com lançamentos e aumento de produção
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
BMW faz promoção com Série 3 e X1 ofertados com condições especiais
CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Novo BMW X1 ganha versão esportiva de 317 cv e novo sistema multimídia