Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Segundo a General Motors, tampa traseira corre risco de abrir sozinha
Há alguns dias, nós do Motor1.com Brasil anunciamos que a picape grande da Chevrolet havia recebido um curioso item de série na linha 2025: a abertura flexível da caçamba, chamada de Multi-Flex pela marca. Item que sua principal rival, a Ford F-150, perdeu na virada de ano modelo.
Oferecida já há alguns anos no mercado estadunidense, a tampa oferece diferentes tipos de abertura, diversificando suas funções para além de abrir e fechar a caçamba, como a opção de extensor de carga, degrau de acesso e até uma mesa auxiliar. Entretanto, nem tudo são flores e o novo acessório parece estar enfrentando alguns problemas de funcionamento, já que o acessório está passando por um recall pesado nas linhas da Silverado e da sua irmã da marca GMC, chamada de Sierra, com foco maior para o trabalho.
Chevrolet Silverado 2025 com caçamba Multi-Flex
Segundo a General Motors, em seu comunicado oficial de recall, emitido em fevereiro deste ano, 323.232 unidades da Chevrolet Silverado HD e GMC Sierra HD corriam o risco de abertura inesperada da tampa traseira. Recentemente, mais 132.037 unidades foram incluídas nesse bolo, que incluem as picapes na configuração 2500 e 3500, fabricadas em 2024, independentemente da configuração da cabine ou do tipo de tração, mas afeta somente aqueles com tampa de caçamba com travamento elétrico.
Segundo o informe da marca, é possível que infiltrações de água podem causar estragos no interruptor de energia que controla a trava. Isso pode fazer com que a porta traseira se destrave e se abra. Isso pode ser um risco à segurança se você tiver uma caçamba com cargas soltas, e também pode ser um problema se você estiver puxando um reboque, algo comum entre os proprietários de picapes grandes nos EUA.
Segundo documentos do recall, a GM recebeu 237 reclamações de proprietários sobre portas traseiras que se abriram inesperadamente. Não há registro de acidentes ou ferimentos resultantes do problema.
Ainda entre os itens do documento, a marca informa que a porta traseira não pode destravar enquanto as picapes estiverem em movimento. O módulo de controle da carroceria substitui qualquer entrada da trava elétrica da porta traseira, mantendo-a travada até que as picapes sejam paradas e com o câmbio em P.
Galeria: Chevrolet Silverado 2025 com caçamba Multi-Flex
Para os modelos afetados, a solução encontrada pela GM é substituir os conjuntos de interruptores por peças atualizadas mais resistentes à infiltração de água.
No Brasil, a Silverado com a nova tampa Multi-Flex foi lançada em novembro, na versão High Country com motor 5.3 V8, custando R$ 548.090. Ainda não há registros de unidades que foram afetadas pelo problema de abertura da tampa, e nem se a Chevrolet do Brasil irá fazer o mesmo recall que está em vigor nos EUA.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Silverado HD 2024 reforça brutalidade contra RAM 2500
GAC Motors: da união de pequenos fabricantes locais ao mercado mundial
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Chevrolet despenca 70% na China e vive mesmo drama da Volkswagen