Nova tampa da Silverado 2025 já foi motivo de recall nos EUA; entenda
Segundo a General Motors, tampa traseira corre risco de abrir sozinha
Há alguns dias, nós do Motor1.com Brasil anunciamos que a picape grande da Chevrolet havia recebido um curioso item de série na linha 2025: a abertura flexível da caçamba, chamada de Multi-Flex pela marca. Item que sua principal rival, a Ford F-150, perdeu na virada de ano modelo.
Oferecida já há alguns anos no mercado estadunidense, a tampa oferece diferentes tipos de abertura, diversificando suas funções para além de abrir e fechar a caçamba, como a opção de extensor de carga, degrau de acesso e até uma mesa auxiliar. Entretanto, nem tudo são flores e o novo acessório parece estar enfrentando alguns problemas de funcionamento, já que o acessório está passando por um recall pesado nas linhas da Silverado e da sua irmã da marca GMC, chamada de Sierra, com foco maior para o trabalho.
Chevrolet Silverado 2025 com caçamba Multi-Flex
Segundo a General Motors, em seu comunicado oficial de recall, emitido em fevereiro deste ano, 323.232 unidades da Chevrolet Silverado HD e GMC Sierra HD corriam o risco de abertura inesperada da tampa traseira. Recentemente, mais 132.037 unidades foram incluídas nesse bolo, que incluem as picapes na configuração 2500 e 3500, fabricadas em 2024, independentemente da configuração da cabine ou do tipo de tração, mas afeta somente aqueles com tampa de caçamba com travamento elétrico.
Segundo o informe da marca, é possível que infiltrações de água podem causar estragos no interruptor de energia que controla a trava. Isso pode fazer com que a porta traseira se destrave e se abra. Isso pode ser um risco à segurança se você tiver uma caçamba com cargas soltas, e também pode ser um problema se você estiver puxando um reboque, algo comum entre os proprietários de picapes grandes nos EUA.
Segundo documentos do recall, a GM recebeu 237 reclamações de proprietários sobre portas traseiras que se abriram inesperadamente. Não há registro de acidentes ou ferimentos resultantes do problema.
Ainda entre os itens do documento, a marca informa que a porta traseira não pode destravar enquanto as picapes estiverem em movimento. O módulo de controle da carroceria substitui qualquer entrada da trava elétrica da porta traseira, mantendo-a travada até que as picapes sejam paradas e com o câmbio em P.
Galeria: Chevrolet Silverado 2025 com caçamba Multi-Flex
Para os modelos afetados, a solução encontrada pela GM é substituir os conjuntos de interruptores por peças atualizadas mais resistentes à infiltração de água.
No Brasil, a Silverado com a nova tampa Multi-Flex foi lançada em novembro, na versão High Country com motor 5.3 V8, custando R$ 548.090. Ainda não há registros de unidades que foram afetadas pelo problema de abertura da tampa, e nem se a Chevrolet do Brasil irá fazer o mesmo recall que está em vigor nos EUA.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Silverado HD 2024 reforça brutalidade contra RAM 2500
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20