page ad skin

Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025

CEO da marca garantiu que nova caminhonete irá "surpreender" e prometeu divulgar mais detalhes em breve

Ram Rampage Rebel 2.0T 2024

Especulada há pelo menos dois ou três anos, a volta da Ram ao mercado global de picapes médias parece finalmente próxima de se tornar realidade. A informação foi confirmada pelo CEO da marca, Chris Feuell, durante entrevista concedida à revista Motor Trend. De acordo com o executivo, a empresa "trará uma nova picape ao mercado" e deixará o público "surpreso" com o resultado final do projeto.

Feuell não divulgou mais detalhes, mas adiantou que anunciará mais informações sobre a picape no ano que vem. Nesse sentido, há chances de que o anúncio venha acompanhado de um modelo conceitual para antecipar o design ou, quem sabe, da caminhonete já totalmente pronta. Até lá, porém, os fãs mais ansiosos da Ram terão de se contentar apenas com especulações.

Teste: Ram Rampage R/T 2024

Ao que tudo indica, a nova picape será produzida na fábrica da Stellantis em Belvidere, Illinois (EUA), como parte de acordo firmado com o sindicato local após o fim de linha do Jeep Cherokee. A própria entidade (UAW) confirmou a informação no final do ano passado, adiantando que a planta voltará a operar a partir de 2027 com a chegada de um inédito modelo. Embora a identidade do novo veículo não tenha sido confirmada, todos os rumores apontam para a picape.

Apesar do posicionamento logo abaixo da 1500, ainda há dúvidas quanto ao porte e ao tipo de plataforma da nova caminhonete. Há quem aposte na adoção da arquitetura STLA Frame, com carroceria separada do chassi e estrutura semelhante à da própria 1500. Na prática, resultaria em uma picape média tradicional capaz de rivalizar diretamente com Ford Ranger, Chevrolet Colorado, Nissan Frontier e companhia.

Plataforma Stellantis STLA Frame
Foto de: Stellantis

Plataforma Stellantis STLA Frame

No entanto, há quem rechace essa possibilidade e deposite todas as fichas em uma picape monobloco maior que a Rampage e com perfil mais alinhado ao gosto norte-americano. Neste caso, o modelo usaria a plataforma STLA Large ou mesmo a STLA Medium. A primeira acomoda veículos de 4,6 metros a 5,4 m de comprimento, enquanto a segunda sustenta carros de 4,3 até 4,9 m. Ambas oferecem suporte para eletrificação, incluindo trens de força híbridos e elétricos.

Independentemente da plataforma, é certo que a picape chegará ao mercado e finalmente ocupará o lugar deixado no portfólio pela finada Dakota (fora de linha desde 2011). Mais informações serão reveladas em 2025.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com