O primeiro modelo totalmente elétrico da Ferrari está previsto ser lançado no ano que vem, e a fabricante italiana de supercarros está trabalhando ativamente nele, como atestam as fotos de flagra que mostram uma mula de teste com ponteiras de escapamento comicamente falsas.
Mas, embora já tenhamos visto o protótipo semelhante ao Maserati Levante em fotos, o barulho que ele faz era desconhecido até agora. Graças a um vídeo do YouTube publicado pela Acriore (e incorporado no topo desta página), agora sabemos como será o som do elétrico da empresa italiana - ou melhor, como ele está soando agora, pois as coisas podem mudar até que o carro seja oficialmente apresentado.
Em resumo, a mula parece ter um motor V8 sob o capô, mas provavelmente não tem, conforme indicado pelos adesivos amarelos de aviso que indicam que estamos lidando com um carro de teste movido a bateria.
Galeria: Ferrari EV - Flagra
No início deste ano, o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, disse que os próximos veículos elétricos da empresa terão "assinaturas sonoras" exclusivas e que não serão silenciosos. A montadora italiana até patenteou um "ronco de escapamento" para veículos elétricos em 2023 para tornar as coisas oficiais.
Os elétricos são obrigados por lei a ter algum tipo de gerador de ruído que geralmente vem na forma de um alto-falante localizado sob a carroceria. Isso serve para avisar os pedestres que um carro está chegando, mas parece que a Ferrari não quer usar qualquer zumbido e, em vez disso, está trabalhando para simular um motor de combustão.
Há rumores de que o próximo veículo elétrico de alto desempenho, cujo nome ainda é desconhecido, custará bem mais de US$ 500.000 (R$ 2,8 milhões) quando for lançado no próximo ano, de acordo com a Reuters. Os detalhes técnicos ainda não são conhecidos, mas como estamos falando de uma Ferrari, esperamos um ótimo manuseio e desempenho.
Dito isso, se você gosta de elétricos que soam falsos, pode optar pelo Abarth 500e, muito mais barato, que também pode emitir ruídos estrondosos de seus alto-falantes externos montados na traseira. Na Europa, o pequeno hatchback elétrico custa cerca de US$ 37.000 (R$ 208,6 mil), uma fração da Ferrari.
Lembre-se de que a marca italiana, conhecida por seu logotipo do cavalo empinado, ainda não vai apostar tudo nos veículos elétricos. Ela planeja fabricar seu trem de força V12 usado no SUV Purosangue enquanto a lei permitir.
CANAL MOTOR1.COM NO YOUTUBE
O BYD Yuan Pro chegou ao mercado com uma missão difícil: causar impacto entre os SUVs compactos, um dos principais segmentos do país. Com proposta de um SUV elétrico de entrada, é um modelo importante por ter um patamar de preços mais próximo de veículos equivalentes com motorização flex/gasolina. Lançado no Brasil por R$ 182.800, será que fará sucesso? Confira: