O antigo Aston Martin Vantage Formula 1 Safety Car era "tão lento quanto uma tartaruga", de acordo com o atual campeão Max Verstappen. A Aston Martin agora está resolvendo a falta de ritmo com o modelo da nova geração, que recebe um enorme aumento na potência de 155 cv para um total de 665 cv. Poderemos vê-lo no próximo fim de semana no Grande Prêmio da Arábia Saudita de 2024, onde será acompanhado pelo DBX707 F1 Medical Car.
Em comparação com o Vantage convencional apresentado no mês passado, a versão sob medida para a F1 tem um spliter dianteiro proeminente e uma asa traseira maior. Esses itens fazem parte de um kit aerodinâmico mais abrangente que também inclui um assoalho modificado para melhorar o fluxo de ar. É interessante notar que até mesmo a barra de luz montada no teto foi remodelada para melhorar a aerodinâmica.
2024 Aston Martin Vantage F1 Safety Car
A cabine também foi submetida a sérias mudanças. Por exemplo, os assentos padrão deram lugar a um par de assentos Recaro Pole Position com cintos de corrida para o motorista Bernd Mayländer e seu passageiro. A Aston Martin ajustou o console central para acomodar uma infinidade de botões para os interruptores conectados aos sistemas obrigatórios da FIA.
Há também algumas telas no lado do passageiro que mostram onde todos os carros estão posicionados na pista, juntamente com os tempos de volta ao vivo e uma câmera de visão traseira. O acabamento Lime Essence usado em toda a cabine é exclusivo do Vantage F1 Safety Car e é uma referência à impressionante pintura da Aston Martin em Racing Green.
Desde 2021, a Aston Martin e a Mercedes compartilham as tarefas do F1 Safety Car, com a última fornecendo o AMG GT Black Series. Embora o novo Vantage seja mais potente do que antes, o supercarro alemão ainda tem a vantagem, pois tem 730 cv. Além de terem a mesma função, os dois têm mais em comum, pois o Vantage utiliza um 4.0 V8 biturbo de de origem AMG. O outro modelo de rua convertido para a pista de F1 é o AMG GT 63 S Four-Door Coupe, que atua como um carro médico, alternando com o DBX707.
Fonte: Aston Martin