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Jaguar vai tirar quase todos os seus carros de linha este ano

Somente o SUV F-Pace irá sobreviver, enquanto XE, XF, E-Pace e I-Pace deixarão de ser produzidos nos próximos meses

Every Jaguar Dead
Foto de: Jaguar

Já se passaram mais de três anos desde que a Jaguar Land Rover, agora JLR, delineou sua estratégia "Reimagine", centrada na eletrificação. O ponto mais polêmico do plano foi a Jaguar se tornar uma empresa exclusivamente de veículos elétricos até 2025. Isso nos leva a um novo anúncio feito por um porta-voz da JLR em uma entrevista à Automotive News Europe. Antes do final deste ano, seis carros serão descontinuados.

O XE, o sedã XF, a perua XF, o F-Type, o E-Pace e o I-Pace serão todos descontinuados. Inicialmente, a Jaguar havia dito que o SUV elétrico continuaria a acompanhar a nova onda de veículos elétricos. No entanto, a empresa mudou de ideia e revelou no ano passado que o I-Pace também seria descontinuado junto com os carros a gasolina.

<p>Jaguar XF Sportbrake</p>

Jaguar XF Sportbrake

Por que a pressa? O CEO da Jaguar, Adrian Mardell, disse aos investidores que esses seis modelos mal estão rendendo dinheiro à empresa, gerando "lucratividade próxima de zero". Ele chegou ao ponto de chamá-los de produtos de "valor inferior". O executivo foi brutalmente honesto ao falar com os investidores, dizendo que "nenhum desses veículos gerou lucro". Para esse fim, o último F-Type já foi construído.

A linha da Jaguar será simplificada para apenas um veículo. Apenas o F-Pace permanecerá, mas seus dias também estão contados, dada a estratégia totalmente elétrica que está prestes a se desenvolver. Um carro-conceito chegará no final deste ano para prever a era dos veículos elétricos com um gran tourer que custará mais de £100.000 (cerca de R$ 709.649 nas taxas de câmbio atuais). Um SUV grande também está sendo planejado.

A JLR está empurrando a Jaguar para um segmento superior, optando por se concentrar em carros de menor volume e maior lucro, em uma tentativa de perseguir a Bentley. No entanto, a principal diferença entre as duas montadoras britânicas é que a marca do Grupo VW continuará a vender carros com motor a combustão na próxima década. O plano original era se tornar puramente elétrico até 2030, mas a meta foi recentemente adiada em três anos.

<p>Jaguar E-Pace</p>

Jaguar E-Pace

A JLR, de propriedade da Tata Motors, quer que a reformulada marca Jaguar venda menos de 50.000 carros por ano. Todos os futuros modelos serão sustentados pela plataforma de veículos elétricos JEA com um entre-eixos longo, desenvolvida especificamente para a marca. Espera-se que os novos EVs tenham esterçamento das rodas traseiras, tração nas quatro rodas e recursos de carregamento rápido.

Diz-se que uma nova linguagem de design com foco no minimalismo fará com que os novos modelos não se pareçam em quase nada com os carros a combustão que estão saindo de linha. De acordo com a revista Autocar, o icônico emblema do gato saltitante está sendo retirado, abrindo espaço para que o nome "Jaguar" seja escrito como muitas outras marcas estão fazendo atualmente.

A Jaguar está fazendo uma grande aposta ao colocar tudo nos veículos elétricos, enquanto outros estão pensando duas vezes sobre esse tipo de estratégia. Além de abandonar os motores a combustão, a marca em dificuldades está se arriscando deliberadamente a vender menos carros ao aumentar substancialmente os preços à medida que se reposiciona como concorrente da Bentley.

Só o tempo dirá se a estratégia vai funcionar, dadas as mudanças radicais na Jaguar para entrar em um segmento de veículos elétricos de alto padrão cada vez mais competitivo.

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