Mais rápido e potente carro de passeio já feito pela marca terá 300 unidades fabricadas

Apresentado oficialmente em junho do ano passado como um dos projetos mais agressivos já desenvolvidos pela Jaguar Land Rover, o apimentado XE SV Project 8 começará a ser produzido dentro de poucas semanas. Conforme anunciado nesta semana pela marca, o modelo sairá das linhas de montagem a partir do mês que vem (exatamente 1 ano após a estreia) e chegará às mãos dos felizardos proprietários por volta de setembro. Apenas 300 exemplares serão produzidos e todo o processo acontecerá praticamente de forma manual.

Sobre o XE:

A ideia de transformar o XE em um veículo de competição legítimo veio da SVO, divisão de operações especiais do grupo. Segundo a Jaguar, o carro funcionará como vitrine de performance para o próprio XE nas versões mais brandas e, ao mesmo tempo, como real exemplo das capacidades de preparação da divisão esportiva. Os números falam por si só: motor 5.0 V8 Supercharged de 600 cv de potência e 71,3 kgfm de torque máximo, que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e máxima de 321 km/h. O câmbio é automático de 8 marchas, com tração integral.

 

Entre outras modificações, o bólido recebeu reajustes no software do controle de estabilidade (deixando o funcionamento mais permissivo), molas com acerto mais rígido, direção com respostas mais diretas, acelerador com respostas igualmente aprimoradas e freios cerâmicos de alta eficiência. A carroceria segue sendo composta por liga de alumínio, como o XE convencional, mas parte específicas como para-choques e capô são feitos de fibra de carbono.

Jaguar XE SV Project 8

O pacote de rodas e pneus é o maior já equipado para um sedã esportivo de produção da Jaguar, medindo 9,5 x 20 polegadas na frente e 11 x 20 polegadas na parte traseira. Nas configurações mais extremas, incluindo a versão Track Pack de 2 lugares, o Project 8 oferece 122 kg de downforce a 299 km/h – 25% a mais que seu rival mais próximo. No circuito de Nürburgring, o modelo estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas com 7 minutos e 21,23 segundos em sua melhor volta.

No interior, a SVO foi generosa na aplicação de revestimentos como fibra de carbono e Alcantara. Na América do Norte, será disponibilizada uma versão com 4 lugares e bancos dianteiros esportivos. Na Europa, haverá apenas espaço para os passageiros da frente, de modo a abrir lugar na parte de trás para reforços estruturais. Para o Brasil, infelizmente, não há previsão de importação.

Fotos: Divulgação

Galeria: Jaguar SE SV Project 8