Com 26.506 unidades emplacadas - somando os representantes de todos os segmentos -, os sedãs foram responsáveis por pouco mais de 13% dos 202.474 veículos registrados no país em junho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Somente os modelos compactos contribuíram com mais de 80% deste total (21.277).
Com quase três mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20S (3.759) - que teve seu resultado mais expressivo desde setembro passado (3.855) -, o Chevrolet Onix Plus (6.538) manteve a liderança com um crescimento discreto frente a 2023 (+1,9%). Vice-líder no acumulado do 1º semestre, o Fiat Cronos (3.400) perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado.
O VW Virtus (2.560) foi o 4º colocado, mantendo uma vantagem similar à registrada em maio sobre o Toyota Yaris Sedan (2.088). Numa briga japonesa pelo 6º lugar, o Nissan Versa (1.275) se aproximou bastante do Honda City (1.343) graças às promoções realizadas pela rede de concessionárias da marca. Praticamente esquecido pelo mercado, o Renault Logan (312) só emplacou mais do que o já aposentado VW Voyage (2).
Sedãs Compactos | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 29907 | 6538 | 5517 | 6417 | 30,73% | 31,57% | 18,51% | 1,89% |
2º | HYUNDAI HB20S | 14081 | 3759 | 3130 | 1393 | 17,67% | 17,91% | 20,10% | 169,85% |
3º | FIAT CRONOS | 16763 | 3400 | 3494 | 4968 | 15,98% | 19,99% | -2,69% | -31,56% |
4º | VW VIRTUS | 14986 | 2560 | 2045 | 2188 | 12,03% | 11,70% | 25,18% | 17,00% |
5º | TOYOTA YARIS SEDAN | 9772 | 2088 | 1449 | 1294 | 9,81% | 8,29% | 44,10% | 61,36% |
6º | HONDA CITY | 6200 | 1343 | 1058 | 1060 | 6,31% | 6,05% | 26,94% | 26,70% |
7º | NISSAN VERSA | 5951 | 1275 | 699 | 842 | 5,99% | 4,00% | 82,40% | 51,43% |
8º | RENAULT LOGAN | 1493 | 312 | 85 | 473 | 1,47% | 0,49% | 267,06% | -34,04% |
9º | VW VOYAGE | 7 | 2 | 1 | 1 | 0,01% | 0,01% | 100,00% | 100,00% |
99160 | 21277 | 17478 | 18636 | 100,00% | 100,00% | 21,74% | 14,17% |
Na disputa entre os médios, o Toyota Corolla (3.189) ampliou sua participação de mercado para mais de 76%, mesmo recuando em quase 15% o número de emplacamentos de 2023. Sem ameaças, o Nissan Sentra (494) manteve a vice-liderança com mais de 200 unidades de vantagem sobre o VW Jetta (271). Quarto, o Honda Civic (107) emplacou mais de 100 unidades pelo 4º mês consecutivo.
Em seu 1º mês com emplacamentos registrados - o início oficial de vendas foi em julho -, o BYD King (78) já desalojou o Chevrolet Cruze (40) do top 5. O sedã da Chevrolet está em seus últimos momentos na loja, vendendo as unidades no estoque, pois a produção foi encerrada no final de 2023. Será interessante acompanhar o desempenho comercial do chinês nos próximos meses. Entre os modelos grandes, apenas dois representantes tiveram unidades registradas: Honda Accord (15) e Toyota Camry (4).
Sedãs Médios | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | TOYOTA COROLLA | 16502 | 3189 | 2400 | 3751 | 76,29% | 72,05% | 32,88% | -14,98% |
2º | NISSAN SENTRA | 2532 | 494 | 496 | 408 | 11,82% | 14,89% | -0,40% | 21,08% |
3º | VW JETTA | 1550 | 271 | 236 | 184 | 6,48% | 7,08% | 14,83% | 47,28% |
4º | HONDA CIVIC | 698 | 107 | 113 | 5 | 2,56% | 3,39% | -5,31% | 2040,00% |
5º | BYD KING | 78 | 78 | 0 | 0 | 1,87% | 0,00% | - | - |
6º | CHEVROLET CRUZE | 718 | 40 | 84 | 101 | 0,96% | 2,52% | -52,38% | -60,40% |
7º | JAC E-J7 | 12 | 1 | 2 | 44 | 0,02% | 0,06% | -50,00% | -97,73% |
22090 | 4180 | 3331 | 4493 | 100,00% | 100,00% | 25,49% | -6,97% |
Sedãs Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | HONDA ACCORD | 114 | 15 | 16 | 0 | 78,95% | 88,89% | -6,25% | - |
2º | TOYOTA CAMRY | 25 | 4 | 2 | 2 | 21,05% | 11,11% | 100,00% | 100,00% |
139 | 19 | 18 | 2 | 100,00% | 100,00% | 5,56% | 850,00% |
MODELOS PREMIUM
Entre os médios premium, nenhuma novidade: o Série 3 (470) completou 58 meses consecutivos no topo com quase 200 unidades à frente do BYD Seal (283). Principal rival do representante da BMW nos mercados internacionais, o Mercedes-Benz Classe C (65) emplacou sete vezes menos. Sem importação oficial, o Tesla Model 3 completou o ranking com dois emplacamentos.
Sedãs Médios Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 2298 | 470 | 480 | 409 | 48,60% | 49,64% | -2,08% | 14,91% |
2º | BYD SEAL | 2193 | 283 | 213 | 0 | 29,27% | 22,03% | 32,86% | - |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 584 | 65 | 115 | 9 | 6,72% | 11,89% | -43,48% | 622,22% |
4º | MERCEDES-BENZ CLA | 312 | 47 | 65 | 19 | 4,86% | 6,72% | -27,69% | 147,37% |
5º | AUDI A5 | 174 | 38 | 36 | 43 | 3,93% | 3,72% | 5,56% | -11,63% |
6º | AUDI A3 SEDAN | 211 | 29 | 29 | 106 | 3,00% | 3,00% | 0,00% | -72,64% |
7º | AUDI A4 | 79 | 19 | 21 | 31 | 1,96% | 2,17% | -9,52% | -38,71% |
8º | BMW I4 | 39 | 11 | 6 | 21 | 1,14% | 0,62% | 83,33% | -47,62% |
9º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 15 | 3 | 1 | 6 | 0,31% | 0,10% | 200,00% | -50,00% |
10º | TESLA MODEL 3 | 3 | 2 | 1 | 1 | 0,21% | 0,10% | 100,00% | 100,00% |
5908 | 967 | 967 | 645 | 100,00% | 100,00% | 0,00% | 49,92% |
Na faixa superior, o Porsche Panamera (28) assegurou mais de 40% de participação de mercado. O Lexus ES, com 14 unidades, foi o mais próximo, com o Porsche Taycan (8) completando o pódio com retração de quase 70% nos últimos doze meses. Representantes elétricos da BMW, i5 (2) e i7 (2) ficaram atrás do Série 5 (4).
Sedãs Grandes Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | JUN/24 | MAI/24 | JUN/23 | % JUN 24 | % MAI 24 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | PORSCHE PANAMERA | 198 | 28 | 56 | 27 | 44,44% | 64,37% | -50,00% | 3,70% |
2º | LEXUS ES | 59 | 14 | 8 | 9 | 22,22% | 9,20% | 75,00% | 55,56% |
3º | PORSCHE TAYCAN | 69 | 8 | 14 | 26 | 12,70% | 16,09% | -42,86% | -69,23% |
4º | BMW SÉRIE 5 | 7 | 4 | 1 | 15 | 6,35% | 1,15% | 300,00% | -73,33% |
5º | BMW I5 | 16 | 2 | 4 | 0 | 3,17% | 4,60% | -50,00% | - |
6º | BMW I7 | 15 | 2 | 1 | 0 | 3,17% | 1,15% | 100,00% | - |
7º | MERCEDES-BENZ EQS | 5 | 2 | 0 | 2 | 3,17% | 0,00% | - | 0,00% |
8º | BYD HAN | 27 | 1 | 0 | 5 | 1,59% | 0,00% | - | -80,00% |
9º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 14 | 1 | 2 | 4 | 1,59% | 2,30% | -50,00% | -75,00% |
10º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 3 | 1 | 1 | 1 | 1,59% | 1,15% | 0,00% | 0,00% |
413 | 63 | 87 | 89 | 100,00% | 100,00% | -27,59% | -29,21% |