Com 26.506 unidades emplacadas - somando os representantes de todos os segmentos -, os sedãs foram responsáveis por pouco mais de 13% dos 202.474 veículos registrados no país em junho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Somente os modelos compactos contribuíram com mais de 80% deste total (21.277).
Com quase três mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20S (3.759) - que teve seu resultado mais expressivo desde setembro passado (3.855) -, o Chevrolet Onix Plus (6.538) manteve a liderança com um crescimento discreto frente a 2023 (+1,9%). Vice-líder no acumulado do 1º semestre, o Fiat Cronos (3.400) perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado.
O VW Virtus (2.560) foi o 4º colocado, mantendo uma vantagem similar à registrada em maio sobre o Toyota Yaris Sedan (2.088). Numa briga japonesa pelo 6º lugar, o Nissan Versa (1.275) se aproximou bastante do Honda City (1.343) graças às promoções realizadas pela rede de concessionárias da marca. Praticamente esquecido pelo mercado, o Renault Logan (312) só emplacou mais do que o já aposentado VW Voyage (2).
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
29907 |
6538 |
5517 |
6417 |
30,73% |
31,57% |
18,51% |
1,89% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
14081 |
3759 |
3130 |
1393 |
17,67% |
17,91% |
20,10% |
169,85% |
3º |
FIAT CRONOS |
16763 |
3400 |
3494 |
4968 |
15,98% |
19,99% |
-2,69% |
-31,56% |
4º |
VW VIRTUS |
14986 |
2560 |
2045 |
2188 |
12,03% |
11,70% |
25,18% |
17,00% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
9772 |
2088 |
1449 |
1294 |
9,81% |
8,29% |
44,10% |
61,36% |
6º |
HONDA CITY |
6200 |
1343 |
1058 |
1060 |
6,31% |
6,05% |
26,94% |
26,70% |
7º |
NISSAN VERSA |
5951 |
1275 |
699 |
842 |
5,99% |
4,00% |
82,40% |
51,43% |
8º |
RENAULT LOGAN |
1493 |
312 |
85 |
473 |
1,47% |
0,49% |
267,06% |
-34,04% |
9º |
VW VOYAGE |
7 |
2 |
1 |
1 |
0,01% |
0,01% |
100,00% |
100,00% |
99160 |
21277 |
17478 |
18636 |
100,00% |
100,00% |
21,74% |
14,17% |
Na disputa entre os médios, o Toyota Corolla (3.189) ampliou sua participação de mercado para mais de 76%, mesmo recuando em quase 15% o número de emplacamentos de 2023. Sem ameaças, o Nissan Sentra (494) manteve a vice-liderança com mais de 200 unidades de vantagem sobre o VW Jetta (271). Quarto, o Honda Civic (107) emplacou mais de 100 unidades pelo 4º mês consecutivo.
Em seu 1º mês com emplacamentos registrados - o início oficial de vendas foi em julho -, o BYD King (78) já desalojou o Chevrolet Cruze (40) do top 5. O sedã da Chevrolet está em seus últimos momentos na loja, vendendo as unidades no estoque, pois a produção foi encerrada no final de 2023. Será interessante acompanhar o desempenho comercial do chinês nos próximos meses. Entre os modelos grandes, apenas dois representantes tiveram unidades registradas: Honda Accord (15) e Toyota Camry (4).
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
16502 |
3189 |
2400 |
3751 |
76,29% |
72,05% |
32,88% |
-14,98% |
2º |
NISSAN SENTRA |
2532 |
494 |
496 |
408 |
11,82% |
14,89% |
-0,40% |
21,08% |
3º |
VW JETTA |
1550 |
271 |
236 |
184 |
6,48% |
7,08% |
14,83% |
47,28% |
4º |
HONDA CIVIC |
698 |
107 |
113 |
5 |
2,56% |
3,39% |
-5,31% |
2040,00% |
5º |
BYD KING |
78 |
78 |
0 |
0 |
1,87% |
0,00% |
- |
- |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
718 |
40 |
84 |
101 |
0,96% |
2,52% |
-52,38% |
-60,40% |
7º |
JAC E-J7 |
12 |
1 |
2 |
44 |
0,02% |
0,06% |
-50,00% |
-97,73% |
22090 |
4180 |
3331 |
4493 |
100,00% |
100,00% |
25,49% |
-6,97% |
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HONDA ACCORD |
114 |
15 |
16 |
0 |
78,95% |
88,89% |
-6,25% |
- |
2º |
TOYOTA CAMRY |
25 |
4 |
2 |
2 |
21,05% |
11,11% |
100,00% |
100,00% |
139 |
19 |
18 |
2 |
100,00% |
100,00% |
5,56% |
850,00% |
Entre os médios premium, nenhuma novidade: o Série 3 (470) completou 58 meses consecutivos no topo com quase 200 unidades à frente do BYD Seal (283). Principal rival do representante da BMW nos mercados internacionais, o Mercedes-Benz Classe C (65) emplacou sete vezes menos. Sem importação oficial, o Tesla Model 3 completou o ranking com dois emplacamentos.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2298 |
470 |
480 |
409 |
48,60% |
49,64% |
-2,08% |
14,91% |
2º |
BYD SEAL |
2193 |
283 |
213 |
0 |
29,27% |
22,03% |
32,86% |
- |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
584 |
65 |
115 |
9 |
6,72% |
11,89% |
-43,48% |
622,22% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
312 |
47 |
65 |
19 |
4,86% |
6,72% |
-27,69% |
147,37% |
5º |
AUDI A5 |
174 |
38 |
36 |
43 |
3,93% |
3,72% |
5,56% |
-11,63% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
211 |
29 |
29 |
106 |
3,00% |
3,00% |
0,00% |
-72,64% |
7º |
AUDI A4 |
79 |
19 |
21 |
31 |
1,96% |
2,17% |
-9,52% |
-38,71% |
8º |
BMW I4 |
39 |
11 |
6 |
21 |
1,14% |
0,62% |
83,33% |
-47,62% |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
15 |
3 |
1 |
6 |
0,31% |
0,10% |
200,00% |
-50,00% |
10º |
TESLA MODEL 3 |
3 |
2 |
1 |
1 |
0,21% |
0,10% |
100,00% |
100,00% |
5908 |
967 |
967 |
645 |
100,00% |
100,00% |
0,00% |
49,92% |
Na faixa superior, o Porsche Panamera (28) assegurou mais de 40% de participação de mercado. O Lexus ES, com 14 unidades, foi o mais próximo, com o Porsche Taycan (8) completando o pódio com retração de quase 70% nos últimos doze meses. Representantes elétricos da BMW, i5 (2) e i7 (2) ficaram atrás do Série 5 (4).
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUN/24 |
MAI/24 |
JUN/23 |
% JUN 24 |
% MAI 24 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
198 |
28 |
56 |
27 |
44,44% |
64,37% |
-50,00% |
3,70% |
2º |
LEXUS ES |
59 |
14 |
8 |
9 |
22,22% |
9,20% |
75,00% |
55,56% |
3º |
PORSCHE TAYCAN |
69 |
8 |
14 |
26 |
12,70% |
16,09% |
-42,86% |
-69,23% |
4º |
BMW SÉRIE 5 |
7 |
4 |
1 |
15 |
6,35% |
1,15% |
300,00% |
-73,33% |
5º |
BMW I5 |
16 |
2 |
4 |
0 |
3,17% |
4,60% |
-50,00% |
- |
6º |
BMW I7 |
15 |
2 |
1 |
0 |
3,17% |
1,15% |
100,00% |
- |
7º |
MERCEDES-BENZ EQS |
5 |
2 |
0 |
2 |
3,17% |
0,00% |
- |
0,00% |
8º |
BYD HAN |
27 |
1 |
0 |
5 |
1,59% |
0,00% |
- |
-80,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
14 |
1 |
2 |
4 |
1,59% |
2,30% |
-50,00% |
-75,00% |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
3 |
1 |
1 |
1 |
1,59% |
1,15% |
0,00% |
0,00% |
413 |
63 |
87 |
89 |
100,00% |
100,00% |
-27,59% |
-29,21% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Chevrolet faz investimento bilionário para inédito SUV e novo Onix
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Sedãs em abril: Onix Plus e Cronos disparam quase 80% nas vendas