Motor1 Numbers: os carros mais vendidos do mundo em 2023
O Tesla Model Y também fez história porque se tornou o primeiro em um curto espaço de tempo. Veja quem o segue
Nós antecipamos isso em fevereiro e agora está confirmado: o Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo em 2023. O SUV americano de tamanho médio fez história não apenas por ter ficado em primeiro lugar, mas também por ter feito isso em um período tão curto de tempo desde sua introdução no mercado; e foi a primeira vez que um carro totalmente elétrico alcançou o topo da classificação global.
O Tesla Model Y foi apresentado oficialmente em março de 2019, o que significa que seu primeiro ano completo no mercado foi 2020, quando a pandemia atingiu os mercados. Se excluirmos esse ano terrível e anômalo, o Model Y levou apenas três anos para chegar ao topo da classificação.
Essa é uma conquista notável, especialmente considerando que não é um veículo disponível em todo o mundo. É um dos poucos carros que atrai consumidores tão diversos quanto os chineses, americanos e europeus.
Tesla faz história
De acordo com nossa pesquisa, o SUV da Tesla vendeu 1,22 milhão de unidades no ano passado. O volume aumentou em impressionantes 64% desde 2022, ou quase 480.000 unidades a mais. Essa é a outra razão pela qual ele fez história. Nenhum outro carro de qualquer outra marca jamais alcançou esse crescimento anual.
Por fim, o Tesla Model Y fez história porque foi a primeira vez que um veículo totalmente elétrico liderou a classificação global. Até agora, os modelos híbridos da Toyota eram os que mais se aproximavam dessa conquista, mas nem todos eles a alcançaram. Como o mundo continua a mudar de carros com motor a combustão para elétricos, o Tesla Model Y pode dizer com orgulho que foi o primeiro a ocupar essa posição.
Muitos modelos japoneses entre os 25 primeiros
Mais abaixo na classificação global, a Toyota colocou cinco modelos entre os 10 primeiros, graças à popularidade do RAV4 na China e na América do Norte, aos sólidos resultados da família Corolla (o sedã perdeu duas posições devido ao aumento da demanda por seu irmão Corolla Cross), à forte posição do Camry como o sedã grande mais popular do mundo e aos bons resultados do Toyota Hilux, o veículo mais popular em alguns mercados emergentes.
A Honda também teve um bom desempenho com o CR-V, que ocupou a terceira posição. O sedã Civic, o Accord e o HR-V também ficaram entre os 25 primeiros, mostrando que a Honda é muito forte na Ásia e na América do Norte.
A popularidade do Ford F-150 nos Estados Unidos e no Canadá foi suficiente para colocá-lo em sétimo lugar na classificação, embora ele não esteja disponível na maior parte do mundo. Seus rivais Chevrolet Silverado 1500 e Ram 1500 ocuparam a 16ª e 18ª posições, respectivamente. Esses veículos foram responsáveis por 14% das vendas de veículos nos EUA e no Canadá.
O segundo veículo elétrico mais vendido no mundo é, mais uma vez, um Tesla, o Model 3, que ocupou a décima posição com um volume de 5% maior graças à introdução da versão facelift.
Os fabricantes chineses também entraram no top 25, com a BYD colocando três de seus modelos: o Qin, um sedã compacto movido a motores eletrificados e que é muito popular na China; o Song Plus; e o Yuan Plus, que registrou a maior mudança percentual em relação a 2022, com 119%.
Por fim, apenas dois modelos europeus aparecem entre os 25 primeiros: o hatchback Volkswagen Polo e o Volkswagen Jetta. Uma grande diferença em relação à época em que o Golf era um dos carros mais vendidos do mundo. Isso nos lembra que o setor europeu pode não estar totalmente alinhado com as tendências globais. Será que continuaremos a ver mais modelos chineses em detrimento de menos modelos europeus e americanos?
Os carros mais vendidos do mundo em 2023
- Tesla Model Y - 1.223.000
- Toyota RAV4 - 1.075.000
- Honda CR-V - 846.000
- Toyota Corolla Sedan - 803.000
- Toyota Corolla Cross - 716.000
- Toyota Camry - 651.000
- Ford F-150 - 624.000
- Toyota Hilux - 605.000
- Nissan Sentra - 534.000
- Tesla Model 3 - 509.000
- Honda Civic Sedan - 479.000
- BYD Qin - 474.000
- Nissan X-Trail - 462.000
- Honda Accord - 451.000
- Hyundai Tucson EWB - 423.000
- Chevrolet Silverado 1500 - 412.000
- Hyundai Elantra - 399.000
- RAM 1500 - 374.000
- BYD Song Plus - 370.000
- Volkswagen Polo HB - 364.000
- Volkswagen Jetta - 362.000
- Mazda CX-5 - 357.000
- BYD Yuan Plus - 356.000
- Suzuki Swift - 354.000
- Honda HR-V - 336.000
- Toyota Highlander - 334.000
- Ford Ranger - 333.000
- Kia Seltos - 332.000
- Ford Escape - 331.000
- Nissan Qashqai - 315.000
- Kia Sportage EWB - 314.000
- Volkswagen Lavida - 310.000
- Volkswagen Tiguan Allspace - 309.000
- BYD Dolphin - 309.000
- Volkswagen T-Roc - 308.000
- Dacia/Renault Sandero - 307.000
- Toyota Yaris Cross - 305.000
- Peugeot 208 - 299.000
- Renault Clio - 294.000
- Hyundai Creta - 293.000
- Volkswagen T-Cross - 289.000
- Toyota Yaris Sedan - 285.000
- Isuzu D-Max - 281.000
- Haval H6 - 280.000
- BMW X3 - 279.000
- Audi Q5 - 266.000
- Toyota Yaris - 266.000
- Hyundai Kona - 264.000
- Saipa Tiba - 262.000
- Toyota Tacoma - 259.000
O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.
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