Citroën completa 105 anos e se prepara para lançar SUV-cupê Basalt
Fundada em 1919, empresa está presente em 101 países e conta com mais de 6.200 concessionárias
Fundada em 1919 nos arredores de Paris, na França, a Citroën comemora nesta semana 105 anos de história. A empresa foi criada por Andre Citroën (1878-1935) e ganhou destaque desde os primeiros anos pela produção de elogiados sistemas de tração e suspensão. Além disso, foi pioneira no mercado ao lançar o icônico Traction Avant: o primeiro carro do mundo com tração dianteira e carroceria monobloco. A solução virou padrão na indústria até hoje.
Outro clássico da marca foi o emblemático 2CV, considerado por muitos como o segundo carro mais icônico de seu tempo, atrás apenas do Volkswagen Fusca. Foi concebido para ser versátil, econômico e acessível, tendo mais de 5 milhões de unidades produzidas ao longo de décadas. Inicialmente, era equipado com motor bicilíndrico plano de 9 cv, 375 cc, refrigeração a ar e que garantia velocidade máxima de 50 km/h.
Citroën 2CV
Entre os anos de 1919 e 1927, Citroën foi a primeira empresa da França a pagar o décimo terceiro mês a seus funcionários, assim como implementou serviços sociais, cantinas e creches para as colaboradoras que tinham filhos. A marca também criou um serviço completo de pós-venda que incluía uma rede de reparadores, um catálogo de peças, garantia, aluguel de carros e venda a crédito.
Xsara Picasso teve mais de 100.000 unidades produzidas no Brasil
No Brasil, a marca inaugurou produção em 2001 com a nacionalização em Porto Real (RJ) do Xsara Picasso, o primeiro monovolume fabricado no país. Dois anos depois, o compacto C3 foi lançado e também ganhou as linhas de montagem da fábrica fluminense. Ao longo dos anos, a planta também abrigou a produção de outros modelos, incluindo C3 Picasso, C3 Aircross e C4 Cactus.
Citroën Basalt
Recentemente, a Stellantis (controladora da Citroën) anunciou que investirá R$ 3 bilhões para ampliar e modernizar Porto Real. Além dos atuais C3 e C3 Aircross, a fábrica será responsável pela produção do SUV-cupê Basalt, que será lançado em breve como terceiro membro do projeto C-Cubed. O montante também custeará a fabricação de mais um modelo, ainda misterioso e guardado sob sigilo pela empresa. Ao que tudo indica, será o Jeep Avenger.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Citroën oferece C3 e Aircross com até R$ 18.400 de desconto
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê