Considerado um dos carros mais emblemáticos da história da indústria automobilística mundial, o Volkswagen Fusca completou recentemente 20 anos de aposentadoria. Após quase 60 anos de produção e um total de 21.529.464 unidades fabricadas, o último exemplar saiu das linhas de montagem em Puebla, no México, em 30 de julho de 2003.

A produção do modelo original foi iniciada em 1945 em Wolfsburg, na Alemanha, e durou até 1974. Já no México, a montagem teve início em 1967 e atendia tanto o mercado local quanto países vizinhos. Entre outras opções, o catálogo contava com o modelo 1600 equipado com 1.6 a gasolina que desenvolvia 46 cv.

Volkswagen Fusca Ultima Edición (2003)

Com o passar dos anos, o Fusca foi sendo aprimorado tecnicamente e ganhando mais equipamentos. Nos idos finais, por exemplo, ganhou bancos e controles internos emprestados do Golf da época. Visualmente, porém, a fórmula sempre foi a mesma e nunca passou por grandes alterações.

Para marcar a despedida do México (e do mundo, já que o país foi o último a produzi-lo), o Fusca ganhou a série especial “Última Edición” até hoje disputada por colecionados e admiradores do modelo. Apenas 3.000 exemplares foram construídos, dos quais 1.500 saíram de fábrica nas cores exclusivas "Aquariusblue" (azul) e "Harvestmoonbeige" (creme).

Entre outros diferenciais, havia pneus com laterais pintadas na cor branca, calotas cromadas, faixas decorativas e capas dos retrovisores também cromadas. O logotipo da marca destacado no volante e o emblema “Última Edición” no porta-luvas também eram características exclusivas. Alguns veículos foram entregues na Alemanha, assim como o último exemplar fabricado, que está em exibição no museu da marca em Wolfsburg.

Volkswagen Fusca Itamar

Fusca voltou a ser produzido no Brasil em 1993

Fusca no Brasil

Por aqui, o Fusca começou a ser vendido em 1950 ainda importado da Alemanha, passando a ser fabricado localmente anos depois. A produção durou até 1986 e foi encerrada mesmo com o modelo ainda mantendo notório desempenho em vendas. A fabricação foi retomada em 1993, diante das medidas de incentivo ao carro popular da época, e durou até 1996 com 42.000 exemplares entregues.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com