Stellantis investe R$ 3 bilhões para produzir carro inédito em Porto Real
Complexo deve montar novo modelo com a plataforma CMP compartilhada com C3 e C3 Aircross
Parte de um investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul, a Stellantis anuncia que irá destinar R$ 3 bilhões para a fábrica em Porto Real (RJ), hoje responsável por fazer modelos da Citroën e o motor 1.6 aspirado. De acordo com a empresa, este dinheiro será usado para começar a produção de um modelo inédito no complexo fluminense nos próximos anos, sem confirmar qual será ou nem mesmo qual das marcas do grupo receberá este veículo.
Até o momento, a Stellantis tem feito silêncio sobre os planos para a Citroën, que acabou dominando a fábrica em Porto Real. A planta hoje produz carros só da marca francesa, montando C3, C3 Aircross e C4 Cactus, e irá adicionar o inédito Basalt no 2º semestre deste ano. O local também fazia o Peugeot 2008 de 1ª geração, porém sua fabricação foi encerrada no final do ano passado e o novo 2008 virá importado da Argentina.
“O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real é estratégico para os planos da nossa empresa na região, contribuindo no desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível. Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isso, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
A definição de que o novo produto será “um forte competidor” no nosso mercado abre algumas possibilidades. A fábrica é capaz de montar modelos com a plataforma CMP, utilizada por toda a linha compacta da Stellantis na Europa. Porém, com a empresa confirmando que estuda vender o Jeep Avenger no Brasil, sua montagem em Porto Real faria todo sentido, aproveitando a capacidade de produção ociosa do complexo.
Além da montagem de um novo carro, a Stellantis afirma que o investimento será usado para modernizar as instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial. Ao contrário de rumores, o fim da fábrica de motores não foi anunciado e o motor 1.6 deve seguir vivo por mais um tempo, ainda utilizado nos modelos para exportação.
No total, são R$ 32 bilhões investidos na América do Sul e os R$ 2 bilhões restantes serão destinados à Argentina. O aporte será usado entre 2025 e 2030, com a promessa de trazer 40 novos produtos, 8 motorizações e 4 sistemas híbridos: micro-híbrido, híbrido convencional, híbrido plug-in e elétrico. O primeiro carro eletrificado produzido no Brasil será lançado ainda em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Motor da Mitsubishi L200 Triton deixa de ser produzido no Brasil
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Nissan: falta de híbridos estaria matando a empresa, diz publicação