A Shineray está mudando sua operação no Brasil. Já confirmou que vai apostar mais em modelos de maior cilindrada e para as motos médias ou maiores, tem nos planos trazer a marca SWM. A empresa ainda está trazendo uma série de novidades para finalmente eliminar o carburador de sua linha de produtos.
Mas até agora eram novidades de segmentos em que já conhecia, como o caso da motoneta Shineray Rio 125 e urbana Free 150. Finalmente a empresa lançou uma moto numa categoria em que não estava presente. Esta nas fotos é a Shineray Urban 150 EFI, a primeira scooter da marca com motor a combustão.
A marca anunciou a novidade com preço público sugerido de R$ 16.290 e a Urban tem uma série de itens de série que não são tão comuns nos produtos da Shineray. A scooter já vem de fábrica com chave presencial, faróis de LED, freios a disco com ABS nas duas rodas e painel de instrumentos digital com conta-giros e espelhamento de smartphone (via um aplicativo chamado Carbit Ride).
No entanto, o visual parece ter se "inspirado" em outras scooters, como uma de suas principais rivais diretas: a Honda ADV. A competidora também tem motor 150, mas custa R$ 23.060 sem frete. A Yamaha não tem uma scooter pequena com visual aventureiro no Brasil. Assim, o modelo que mais se aproxima da Shineray Urban é a NMax 160, que custa R$ 20.990 sem frete.
Na parte mais técnica, a Shineray Urban 150 EFI traz um motor monocilíndrico de 149 cm3 arrefecido a ar com comando no cabeçote e 2 válvulas. Ele é capaz de gerar 12,9 cv de potência a 8.500 rpm e 1,3 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio, como manda a tradição nas scooters desse porte, é automática CVT.
Nas medidas, a moto tem 1.950 mm de comprimento, 745 mm de largura, 1.180 mm de altura e 1.340 mm de entre-eixos. O assento tem 795 mm de altura e o vão livre em relação ao solo é de 165 mm. O tanque de combustível tem capacidade para armazenar 13,5 litros de gasolina e o peso em ordem de marcha declarado é de 145 kg.
A suspensão é convencional, com garfo telescópico na dianteira e dois amortecedores na traseira, sendo que os do eixo posterior trazem um reservatório externo. Os freios são a disco com ABS, tendo 240 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira. As rodas são de liga leve com 14" e 13", respectivamente. Os pneus são 100/80 na frente e 130/70 atrás.