Com ou sem razão, muitas vezes se supõe que as motocicletas chinesas são cópias - às vezes até mesmo cópias diretas - de modelos populares e mais estabelecidos. E, embora isso seja verdade em muitos casos, há algumas motocicletas fabricadas na China que procuram quebrar esta regra.

Uma nova estradeira de grande porte da gigante automotiva Great Wall Motors (GWM) parece ser o exemplo perfeito disso. A GWM é uma marca que está em crescimento no mercado automotivo brasileiro, principalmente com os SUVs híbridos da linha Haval e o elétrico Ora 03. A empresa ainda tem diversas outras marcas, como a Tank e a Poer e tem até previsão de iniciar a produção nacional de seus carros em Iracemápolis (SP), mas moto é algo novo e inesperado.

Como se viu, a GWM está pensando seriamente em entrar no mercado de motocicletas. Até mesmo criou uma nova subsidiária chamada Great Wall Souo Motorcycle. E ela tem um conceito bastante ousado como seu modelo de estreia. Algo com oito cilindros. Sim, você leu certo.

A GWM da China está trabalhando em uma bicicleta de turismo selvagem de 8 cilindros que ninguém pediu

Até o momento, a motocicleta ainda não tem um nome, mas deve ser uma grand-tourer como a Honda Gold Wing, mas ainda maior. Por alguma razão, alguém na China achou que um motor boxer de seis cilindros e 1.833 cm3 era muito pequeno. A solução? Um motor boxer de oito cilindros. E, embora o deslocamento exato ainda não tenha sido divulgado, espera-se que ele tenha mais de 2.000 cm3. Muito louco, não é?

Essas informações foram reveladas pelo chefe de design da GWM, Andrew Dyson, durante uma conferência da empresa que destacou os planos da marca para o futuro. Com passagem pelo setor automotivo, Dyson trabalhou anteriormente na Volkswagen, Daimler-Chrysler e Opel. Ele diz que pilotou o protótipo dessa monstruosidade de oito cilindros e que foi incrível - obviamente, um comentário tendencioso, mas tem-se que admirar a GWM pela ousadia.

Quanto à motocicleta propriamente dita, ainda não sabemos que tipo de tecnologia e recursos ela terá; só temos uma silhueta para analisar. No entanto, está claro que se trata de uma motocicleta de grande porte, com sua carroceria aerodinâmica que transmite uma sensação de cruiser/tourer semelhantes às da Honda Gold Wing ou da BMW K 1600. Como tal, no verdadeiro estilo chinês, podemos esperar que ela esteja repleta de dispositivos tecnológicos - talvez até mesmo o mais recente controle de cruzeiro adaptativo que estamos vendo nas tourers de alto nível.

Ver os fabricantes chineses lançando inovações malucas como essa é a prova de que essas empresas chegaram para ficar. Na verdade, elas estão ficando maiores, mais fortes e mais avançadas tecnologicamente. Dito isso, fica a pergunta: será que realmente precisamos de um grand tourer de oito cilindros? Será que alguém realmente precisa de moto ainda maior que a Honda Gold Wing?

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