A Shineray do Brasil está comemorando um crescimento significativo de 43% nos emplacamentos de seus produtos em 2023. À medida que se aproxima dos 18 anos de operações em Pernambuco, a empresa foi uma das montadoras que mais cresceu no país, tendo comercializado quase 10 mil motos a mais que em 2022.

Wendel Lazko, gerente de expansão da rede Shineray, afirmou que: "Estamos satisfeitos com nosso desempenho no mercado brasileiro". Lazko mantém o otimismo para 2024, projetando um crescimento de aproximadamente 40%, motivado pelos novos modelos e pela reestruturação da rede de concessionárias.

Shineray Phoenix S EFI - Lançamento no Brasil

O desempenho vem depois de um ano com diversos lançamentos da marca no mercado brasileiro, incluindo modelos de cilindrada um pouco maior e que não estavam no escopo de operação da marca anteriormente. Em 2023, a Shineray encerrou o ano com 31.448 unidades emplacadas, conforme dados da Fenabrave, consolidando-se como a terceira maior montadora do Brasil.

Nos dois primeiros meses de 2024, a Shineray diz já ter comercializado comercializou quase 13 mil unidades, com 7.916 motos emplacadas, segundo a Fenabrave. A diferença entre os dois números vem do fato de empresa ter grande participação no segmento de ciclomotores que, apesar haver a exigência de emplacamento, nem sempre são registradas.

Em fevereiro, a Shineray manteve o terceiro lugar em volume de vendas, com duas motos entre as 10 mais vendidas nas categorias City e Trail. A montadora destacou-se também na venda de scooters de 50 cilindradas e modelos elétricos, conquistando 11,58% do mercado.

SWM Gran Milano 500

SWM Gran Milano 500

Expansão e motos maiores

Como parte do plano de expansão, a Shineray planeja inaugurar pelo menos cinco novas lojas no primeiro semestre de 2024, seguindo o novo padrão da marca. O lançamento de novos modelos, com cilindradas entre 125, 150 e 175 cc, foi apontado como um dos fatores do crescimento no Brasil. Em 2024, a linha de produtos da Shineray expandirá, oferecendo veículos com até 400 cilindradas.

Em novembro do ano passado, a Shineray anunciou que traria motos da marca italiana SWM, onde tem participação acionária, para o mercado brasileiro. Na Europa, já existem modelos de média cilindrada como a Gran Milano 500, grande demais considerando o anúncio mais recente da marca.

Diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, Thomas Medeiros afirmou que o modelo de estreia da SWM já está passando por testes na China e deverá desembarcar no país, para homologação, entre maio e junho de 2024. A ideia seria de que a Shineray trabalharia modelos de até 250 cilindradas, com a SWM oferecendo modelos a partir de 300 cilindradas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com