Apresentada no mercado internacional há exatamente um ano, a versão de quatro portas do jipinho Jimny já pode ser considerada um importante acerto comercial da Suzuki. Prova disso vem do México, onde o modelo foi recentemente lançado e teve esgotado em poucas horas de oferta o lote inicial de 1.000 unidades disponibilizado pela marca. Cada exemplar foi comercializado ao preço de 509.990 pesos (cerca de R$ 147.000 numa conversão direta).
Demanda importante também vem sendo verificada em outros mercados onde o modelo já foi lançado, como África do Sul, Austrália e Índia (onde é produzido). No Brasil, a HPE Automotores, representante nacional da Suzuki, confirmou em nota na ocasião da apresentação global que está negociando com a matriz para, no longo prazo, ofertar o Jimny de 4 portas por aqui. Na Europa, o lançamento também é aguardado.
Suzuki Jimny de 4 portas
Desenvolvido para atender a necessidade de clientes por mais espaço, o Jimny de 4 portas mede 3,98 metros de comprimento e 2,59 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o modelo mais curto possui 3,64 metros e 2,25 metros, respectivamente. Apesar do crescimento, a Suzuki diz que o veículo tem os mesmos 1,64 m de largura e 1,72 m de altura da configuração tradicional de duas portas.
Visualmente, as únicas mudanças são, naturalmente, as portas extras e as novas janelas laterais. De resto, o Jimny é praticamente o mesmo. Mantém o estilo quadrado, a carroceria com opções de cores chamativas (incluindo o conhecido Kinetic Yellow), arcos de roda alargados, faróis redondos, dobradiças traseiras expostas e pneus off-road. As rodas de 15 polegadas calçadas por pneus 195/80 têm o mesmo desenho.
Por dentro, o painel foi praticamente transferido do Jimny padrão - incluindo a alça de mão no lado do passageiro e os parafusos falsos expostos. Para o mercado indiano, a Suzuki homologou o modelo com banco traseiro capaz de acomodar até três passageiros. O porta-malas agora acomoda 208 litros (contra apenas 85 litros da versão mais curta) e chega aos 332 litros com o banco rebatido.
Sob o capô, o motor 1.5 a gasolina com sistema híbrido-leve entrega 105 cv de potência e 13,6 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades, com sistema de tração nas quatro rodas (incluindo reduzida). Para uso off-road, destaque para os ângulos de entrada de 36 graus, de saída de 50 graus e distância em relação ao solo de 210 mm.