A Volkswagen oficializa na China o lançamento da nova geração do Tiguan com diferenças importantes em relação ao equivalente da Europa. Produzida localmente pela joint-venture SAIC-VW, a nova linhagem possui entre-eixos alongado (por isso o acréscimo do "L" no nome) e conta com versão super-tecnológica batizada de Pro.

Ao todo, o Tiguan L mede 4.735 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.682 mm de altura, além de 2.791 mm de distância entre-eixos. Na prática, é 197 mm mais longo, 17 mm mais largo e 43 mm mais alto que o Tiguan europeu, além de contar com entre-eixos 111 mm maior. O porta-malas leva de 471 litros a 1.696 litros.

Volkswagen Tiguan L Pro - China

Em termos de design exterior, o Tiguan L Pro é praticamente idêntico ao seu irmão da Europa, mas com diferenças nos detalhes. No para-choque frontal, por exemplo, há mais elementos horizontais, enquanto o kit de carroceria do Tiguan L Pro R-Line tem pegada mais esportiva.

Por dentro, as fotos revelam interior ainda mais caprichado e uso de materiais como alcântara (bancos e painel), couro, detalhes em aço escovado, superfícies emborrachadas, preto brilhante e mais. O comando para troca de marchas fica na coluna, ao lado do volante, e uma terceira tela com 11,6 polegadas foi adicionada ao painel exclusivamente para uso pelo carona (recurso ausente no modelo europeu).

Volkswagen Tiguan L Pro - China

A lista de equipamentos inclui faróis matriciais, teto panorâmico, head-up display, bancos com massageador, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de frenagem automática e manutenção de faixa, entre outros.

Na China, o Tiguan L terá motor 2.0 turbo a gasolina com potência de 186 ou 220 cv, sempre associado ao câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem. Nas versões mais potentes, a tração é integral 4Motion. Posteriormente, variante híbrida será adicionada ao portfólio.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com