Flagra: BYD King vai brigar com Toyota Corolla no Brasil ainda em 2024
Sedã médio híbrido plug-in já iniciou os testes no país e chega no 2º semestre
Em janeiro, Motor1.com participou de um evento da BYD na China onde confirmaram o lançamento do BYD King, um sedã médio híbrido plug-in que quer tornar-se o novo rei do segmento, desbancando o Toyota Corolla. A fabricante irá cumprir esta promessa, pois o carro foi visto em testes no Brasil, ainda bem camuflado, mas preparando-se para o lançamento no 2º semestre deste ano.
As primeiras imagens do BYD King no Brasil são do jornalista João Anacleto, do canal A Roda, e mostram o sedã médio totalmente escondido debaixo dos adesivos. São alguns detlahes que mostram que carro que é, por conta da forma como a camuflagem abraça a traseira, principalmente na região das lanternas traseiras, que usam o conhecido estilo de percorrer toda a tampa do porta-malas.
O King tem uma origem um pouco estranha. O carro nasceu como Qin Plus, sedã que já foi visto rodando no Brasil, mas que a empresa sempre descartou por ser um pouco mais antigo. Ele ganhou uma versão atualizada, com design mais atual e novos equipamentos, chamada Destroyer 05 – a linha Ocean da BYD começou com nomes de embarcações de guerra ao invés de animais marinhos. Como Destroyer é um nome bem mais estranho e a própria fabricante está abandonando seu uso, rebatizaram o carro como King para o mercado global.
É um sedã bem próximo do Corolla, medindo 4,78 metors de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Seu diferencial será o sistema híbrido. Ao invés de usar uma tecnologia como a do Toyota, com uma bateria pequena, trará uma motorização híbrida plug-in. Tem um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico, entregando 197 cv e 33,1 kgfm totais, usando uma bateria de 18,3 kWh para que tenha um autonomia elétrica de 120 km de um alcance total acima de 1.200 km. A BYD divulga um consumo médio de 21,7 km/l com a bateria carregada.
Como é de praxe nas marcas chinesas, virá bem equipado e, provavelmente, em somente uma versão com todos os itens possíveis. Conta com controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, central multimídia de 15,6” (12,8” na versão de entrada), ar-condicionado digital automático, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e mais.
O BYD King faz parte de uma estratégia diferente para a marca neste ano, em que irá entrar em segmentos que ainda não atuando. Começou com o Dolphin Mini, no segmento de entrada, continuará com o King entre os sedãs médios e ainda terá a inédita picape média híbrida, que já vimos pessoalmente ainda camuflada. O King deve estrear somente no começo do 2º semestre, pois o próximo lançamento da marca será o Song Plus atualizado, com estreia programada para abril.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Lançado há 5 meses, Hyundai Palisade já tem nova geração lá fora
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças