Depois de alcançar representatividade nos segmentos de sedãs, compactos, SUVs e crossovers, a BYD direciona investimentos agora para entrar no mercado global de picapes. A estreia da marca na categoria deverá acontecer ainda neste ano com caminhonete desenvolvida especialmente para brigar com Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier e companhia. O modelo ainda é mantido sob segredo, mas pouco a pouco deixa detalhes à mostra em flagras.

Na captura mais recente, a aguardada picape aparece praticamente sem camuflagem e deixa totalmente à vista o design da dianteira. A frente será imponente, quadrada e com traços bem definidos, mas inevitavelmente remete ao desenho da F-150, da Ford. O formato dos faróis é praticamente o mesmo e até os LEDs interligados fazem referência à versão Lightning da picape norte-americana. 

 

Ainda na dianteira, o para-choque terá apliques plásticos em cores contrastantes e grade com a grafia "BYD" estampada com letras grandes e destacadas. Outros aspectos importantes do design são o teto alto e as colunas retas. Já na traseira, as lanternas serão interligadas no mesmo esquema dos faróis (mais uma referência à F-150) e a tampa da caçamba terá o logo tipo BYD estampado na lataria.

Por dentro, como nos demais veículos da marca, o destaque ficará por conta do pacote tecnológico. Haverá recursos como painel digital, head-up display da Huawei, central multimídia com tela giratória e console central elevado com diversos comandos à mão do motorista. O pacote de equipamentos terá sistema de som da marca Dynaudio, câmera de ré, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.

Picape BYD

A plataforma adotada será a DM-i da BYD com estrutura pensada especialmente para veículos com pegada off-road. Segundo rumores, o comprimento ficará na casa dos 5,30 metros e a altura será de 1,80 metros. Já a motorização, ainda segundo especulações, será híbrida com motor 1.5 turbo a gasolina de 139 cv associado a dois motores elétricos com potência combinada de 490 cv.

A apresentação da picape deverá acontecer no segundo trimestre na China, com produção em série logo em seguida. Fontes ligadas à BYD revelaram ao Motor1.com que o plano é lançar a caminhonete por aqui ainda em 2024, porém tudo depende do cronograma da matriz. A demanda na China e em outros mercados da Ásia, assim como um possível atraso na homologação, podem adiar a estreia para 2025. Aguardemos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com