Depois que o último TT for produzido, em novembro de 2023, um ícone ainda maior da Audi partirá em direção ao seu fim. O último R8 saiu da linha de montagem na fábrica da Audi Böllinger Höfe em Heilbronn, Alemanha. A última unidade do supercarro é um cupê amarelo Vegas (como o da foto) na versão Performance Quattro Edition com um pacote externo de fibra de carbono e rodas de 20 polegadas.

A Audi teve que estender a produção do R8 para acompanhar o fluxo de pedidos de clientes após o anúncio da empresa sobre o fim do carro esportivo principal. Originalmente, o último carro deveria ser fabricado no final de 2023, mas isso não aconteceu até este mês. No ano passado, as vendas aumentaram em 49%, chegando a 1.591 unidades. No entanto, o R8 ainda era, de longe, o produto global menos vendido da marca.

Audi R8 V-10 Vegas Yellow

Analisando os resultados das vendas, a demanda pelo R8 sempre foi baixa, o que é compreensível, dado o preço exorbitante do carro. A demanda atingiu seu pico em 2008, quando a Audi enviou 5.016 carros aos clientes.

Esses números de vendas levam em consideração as variantes Coupe e Spyder.

Ano Vendas
2023 1.591
2022 1.068
2021 1.887
2020 1.651
2019 1.944
2018 2.760
2017 3.068
2016 2.878
2015 2.191
2014 2.222
2013 2.595
2012 2.536
2011 3.349
2010 3.166
2009 3.074
2008 5.016
2007 2.952

O fim do Audi R8 significa que o famoso motor V10 do Grupo Volkswagen está com um pé na cova. A Lamborghini eliminará gradualmente o carro irmão do R8, o Huracan, ainda este ano. A produção restante já foi comprada. Isso significa, na prática, que você não poderá mais encomendar um supercarro com o motor de 5.2 litros naturalmente aspirado. O Huracan tem sido consistentemente o mais popular dos dois supercarros com motor central, o que provavelmente explica por que somente a Lamborghini apresentará um sucessor este ano.

Em junho de 2023, a Lamborghini disse que estava ganhando tanto dinheiro que tinha os fundos necessários para o desenvolvimento do novo modelo sem dividir os custos com a Audi. Espera-se que o sucessor do Huracan tenha uma configuração híbrida plug-in com um motor a gasolina menor. O motor a combustão é supostamente um V-8 biturbo que se acredita chegar a até 7.000 rpm sem auxílio de turbo. Daí em diante a indução forçada entra em ação.

Enquanto a Lamborghini está se preparando para lançar um novo modelo com o nome de um touro, a Audi não pretende lançar um sucessor direto. De vez em quando, os funcionários da empresa dão a entender que haverá um substituto totalmente elétrico, mas é provável que isso não aconteça tão cedo. Sabemos que o V10 de alta rotação está morto para sempre. A culpa é do alto preço pedido pelo R8 e das regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas.

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