Depois que o último TT for produzido, em novembro de 2023, um ícone ainda maior da Audi partirá em direção ao seu fim. O último R8 saiu da linha de montagem na fábrica da Audi Böllinger Höfe em Heilbronn, Alemanha. A última unidade do supercarro é um cupê amarelo Vegas (como o da foto) na versão Performance Quattro Edition com um pacote externo de fibra de carbono e rodas de 20 polegadas.
A Audi teve que estender a produção do R8 para acompanhar o fluxo de pedidos de clientes após o anúncio da empresa sobre o fim do carro esportivo principal. Originalmente, o último carro deveria ser fabricado no final de 2023, mas isso não aconteceu até este mês. No ano passado, as vendas aumentaram em 49%, chegando a 1.591 unidades. No entanto, o R8 ainda era, de longe, o produto global menos vendido da marca.
Analisando os resultados das vendas, a demanda pelo R8 sempre foi baixa, o que é compreensível, dado o preço exorbitante do carro. A demanda atingiu seu pico em 2008, quando a Audi enviou 5.016 carros aos clientes.
Esses números de vendas levam em consideração as variantes Coupe e Spyder.
Ano | Vendas |
2023 | 1.591 |
2022 | 1.068 |
2021 | 1.887 |
2020 | 1.651 |
2019 | 1.944 |
2018 | 2.760 |
2017 | 3.068 |
2016 | 2.878 |
2015 | 2.191 |
2014 | 2.222 |
2013 | 2.595 |
2012 | 2.536 |
2011 | 3.349 |
2010 | 3.166 |
2009 | 3.074 |
2008 | 5.016 |
2007 | 2.952 |
O fim do Audi R8 significa que o famoso motor V10 do Grupo Volkswagen está com um pé na cova. A Lamborghini eliminará gradualmente o carro irmão do R8, o Huracan, ainda este ano. A produção restante já foi comprada. Isso significa, na prática, que você não poderá mais encomendar um supercarro com o motor de 5.2 litros naturalmente aspirado. O Huracan tem sido consistentemente o mais popular dos dois supercarros com motor central, o que provavelmente explica por que somente a Lamborghini apresentará um sucessor este ano.
Em junho de 2023, a Lamborghini disse que estava ganhando tanto dinheiro que tinha os fundos necessários para o desenvolvimento do novo modelo sem dividir os custos com a Audi. Espera-se que o sucessor do Huracan tenha uma configuração híbrida plug-in com um motor a gasolina menor. O motor a combustão é supostamente um V-8 biturbo que se acredita chegar a até 7.000 rpm sem auxílio de turbo. Daí em diante a indução forçada entra em ação.
Enquanto a Lamborghini está se preparando para lançar um novo modelo com o nome de um touro, a Audi não pretende lançar um sucessor direto. De vez em quando, os funcionários da empresa dão a entender que haverá um substituto totalmente elétrico, mas é provável que isso não aconteça tão cedo. Sabemos que o V10 de alta rotação está morto para sempre. A culpa é do alto preço pedido pelo R8 e das regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas.
Fonte: Audi