Adotado desde 2017, o atual - e confuso - padrão de nomenclatura dos veículos da Audi está finalmente próximo de ser aposentado. A informação foi confirmada pela própria empresa através de Florian Hauser, chefe de vendas e marketing de produto para veículos elétricos. Segundo o executivo, a marca repensou a estratégia usada há pelo menos 7 anos e decidiu que não será mais necessário estampar números ao lado do nome dos carros.

Hoje, o esquema é baseado em números de potência, porém causa confusão por não estabelecer relação direta entre a cavalaria do motor e o padrão de nomenclatura. Por exemplo, a classificação “30” vale para carros de 109 a 128 cv de potência e vai aumentando até chegar no “70” para veículos com pelo menos 536 cv. A combinação de dois números aparece ao lado dos emblemas usuais, como TFSI, TDI e Quattro.

Audi Q6 E-Tron 2025

Agora, a empresa finalmente decidiu abandonar tais designações vagas e já iniciou as mudanças no lançamento do elétrico Q6 E-Tron, revelado nesta semana. O modelo abandonou definitivamente os números e leva estampado no carroceria somente o emblema Q6 E-Tron Quattro (versão com tração integral) ou SQ6 E-Tron (versão esportiva). Futura variante com tração traseira será chamada apenas de Q6 E-Tron.

Audi Q5 Sportback TFSIe 2023

Além dos elétricos, a simplificação também vale para carros tradicionais a diesel e gasolina. "A combinação de dois dígitos será removida das tampas do porta-malas e da porta traseira também dos carros a combustão", disse porta-voz. No entanto, a Audi ainda não decidiu se a o padrão numérico continuará sendo usado em outras áreas, como configuradores online no site ou materiais de marketing.

Novo Audi A4 Avant 2023 - Flagra

Nova família A4 mudará nome para A5

Meses atrás, a Audi também confirmou que implementará alterações nos nomes de alguns modelos. Segundo a empresa, o sucessor do A4 será vendido como A5, enquanto o futuro A6 fará a transição para o batismo A7. 

A alteração é resultado da nova estratégia de nomenclatura para eletrificação, onde codinomes com números pares ficarão reservados para veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (será, inclusive, o último da história a usá-los), a decisão foi rebatiza-lo para A5. O mesmo vale para o sucessor do A6/A7.

Assista Motor1.com no Youtube

Envie seu flagra! flagra@motor1.com