A Audi revelou o facelift na família A3, o primeiro da atual geração. Até aí, tudo bem. E se você quiser saber cada pequeno detalhe sobre o sutil redesenho, recomendamos que acesse a matéria completa com as mudanças clicando aqui. Se você acaba de vir de lá, vamos falar agora com mais detalhes da nova versão aventureira allstreet.

"Mesmo à primeira vista, o Audi A3 allstreet se destaca dos outros derivados da família A3. Como um crossover na classe dos compactos premium, ele tem um visual completamente independente. O objetivo era enfatizar a maior distância do solo ainda mais claramente com elementos de design específicos."

Stephan Fahr-Becker - Líder da Equipe de Design Exterior da Audi AG

Mas como a Audi deu cabo de colocar em prática essa ideia? Entre outras coisas, a marca enfatizou verticalmente a grade do radiador de estrutura única pintada de preto fosco. Ela também é mais alta do que no A3 Sportback normal e tem a intenção de aproximar o crossover dos modelos Q, formalmente os SUVs da Audi.

Galeria: Audi A3 allstreet (2024)

A dianteira tem três frisos típicos da versão allstreet, o que também ocorre na traseira para enfatizar do caráter off-road. Na dianteira, elas estão integradas ao spoiler inferior, o que sugere uma proteção maior, e na traseira, no difusor, como parte do para-choque traseiro. A eles se juntam às guarnições das saias pretas sob as portas. A configuração sai de fábrica com rack teto também.

A suspensão do A3 allstreet é 15 milímetros mais alta do que a do A3 Sportback normal. Juntamente com o diâmetro maior do pneu, isso resulta em 30 milímetros a mais de distância do solo. Se tudo isso pareceu algo que você já viu é porque a Volkswagen fez algo muito parecido com o Polo Robust, que é um Polo Track com suspensão mais alta.

Voltando ao A3 allstreet, as molduras plásticas enfatizam as caixas rodas, nas quais as rodas de 17 polegadas são instaladas como item de série. No entanto, rodas de 18 e 19 polegadas também estão disponíveis.

Na verdade, não há muita concorrência para o compacto premium na Europa. A Kia tem o XCeed, mas é só isso. Perguntamos à Audi sobre a finalidade do A3 allstreet. A resposta foi bem resumida: Eles queriam continuar o sucesso do A1 allstreet (anteriormente A1 Citycarver) uma categoria acima, os clientes poderiam se diferenciar mais fortemente com essa nova configuração e eles estavam oferecendo "maior conforto na forma de uma posição de assento mais alta, entrada confortável e melhor visibilidade em todas as direções".

Como os outros modelos A3, o allstreet estará disponível para encomenda a partir de março e sairá da linha de produção em Ingolstadt. Ele pode ser encomendado como um 35 TFSI com um motor de 1,5 litro que produz 150 hp. Com um câmbio automático de 7 marchas e, posteriormente, também com um câmbio manual de 6 marchas. O 35 TDI está disponível como diesel, que também produz 150 hp e só pode ser equipado com o S tronic de 7 velocidades. Uma versão com tração nas quatro rodas virá em combinação com o motor a gasolina de 2,0 litros em 2025. Os preços começam em 37.450 euros. Um aumento de 1.800 euros em comparação com o modelo sem crossover.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com