Estamos apenas em março, mas a Audi já apresentou vários produtos novos. Tudo começou com o Q7 atualizado no final de janeiro, antes da chegada do RS6 Avant GT no início de fevereiro. O S3 revisado estreou alguns dias depois, seguido pelo facelift do A3 normal na semana passada. O primeiro Q6 E-Tron entrou na briga há alguns dias. Mas há muito mais por vir ainda este ano.

O documento Audi Report 2023, de 154 páginas, menciona que mais de 20 novos produtos chegarão ao mercado antes do final do próximo ano. O carro-chefe será o A6 E-Tron (na foto acima, em forma de protótipo). Ele chegará nos próximos meses como um modelo totalmente elétrico baseado na Premium Platform Electric. O hardware da PPE foi desenvolvido em conjunto com a Porsche e já serviu de base para o Q6 E-Tron e o Macan. O novo A6 E-Tron será vendido como um sedã (bem, tecnicamente será um hatchback de cinco portas) e como uma perua.

Flagra: Audi A5 Avant

No segundo semestre do ano, a Audi apresentará a próxima geração do A5 e o Q5. Esses modelos serão montados no que a fabricante chama de Premium Platform Combustion (PPC), que será uma evolução da arquitetura MLB existente do Grupo VW. A marca de luxo alemã não menciona o A4, e isso se deve ao fato de que ele está desaparecendo.

O A4 que conhecemos hoje se tornará o A5, deixando espaço na linha para um futuro A4 E-Tron, somente elétrico. A Audi não informa se haverá outro sedã nesse segmento com motores a combustão ou se o A5 Sportback substituirá o A4 Sedan. Flagras revelaram que a perua viverá para ver outra geração, portanto, prepare-se para os modelos A5/S5/RS5 Avant que serão oferecidos junto com o Sportback.

Os paparazzi de automóveis não viram nenhum protótipo de um A5 cupê ou conversível, mas esperamos que os modelos de duas portas ainda estejam nos planos. Dito isso, o segmento está encolhendo, e é por isso que a Mercedes-Benz fundiu os modelos cupê e conversível do Classe C e do Classe E para criar o CLE.

Audi SQ5 2025 - Flagra

O Q5 entrará em sua terceira geração em 2024 e, assim como o próximo A5, está recebendo uma nova família de motores de combustão "altamente eficientes" com um sistema híbrido plug-in. Esses serão os últimos desenvolvimentos de motores a combustão interna da Audi, já que a marca pretende lançar seus últimos carros movidos a gasolina ou diesel em 2026. Todos os novos lançamentos posteriores serão veículos elétricos, pois a empresa quer se tornar puramente elétrica até o final de 2033.

Enquanto isso, aqui estão alguns dos outros modelos que achamos que serão lançados até o final de 2025. Deverá haver um sucessor do SUV compacto Q3, uma dupla hot hatch/sedan RS3 com facelift, um Q6 E-Tron Sportback com uma linha de teto mais arrojada, um substituto do sedã A8 elétrico e um SUV de três fileiras Q9.

O A1 e o Q2 não serão renovados, pois a Audi anunciou que esses modelos serão aposentados ao final de seu ciclo de vida. O TT sofreu o mesmo destino no ano passado, quando foi descontinuado, e o R8 também está enfrentando uma morte iminente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com