Análise: Novo Nissan Kicks cresce e se refina para enfrentar HR-V e Creta
Novo posicionamento do SUV compacto começa a ficar claro com novas informações
A revelação da nova geração do Nissan Kicks nos apresentou um SUV maior, mais moderno e evoluído. Essa receita é bem comum quando o foco é poder cobrar mais pelo produto, o tal valor agregado, e o posicionar em uma faixa superior de clientes. Com este novo Kicks, a Nissan parece estar de olho em dois nomes importantes: Honda HR-V e Hyundai Creta.
A Nissan fez isso com o Versa na troca de geração. Com o novo Kicks, ele recebe uma nova plataforma e, como ficará mais refinado e caro, conviverá com o atual no Brasil, com uma provável reestilização, este posicionado na faixa para a briga com uma turma mais barata, como Fiat Pulse e Renault Kardian.
Crescimento e evolução
Este novo Kicks usa a plataforma CMF-B, uma base modular e mais moderna que a utilizada atualmente. Só por isso já percebemos como o SUV evolui para acompanhar sua concorrência ao redor do mundo, assim como um visual bem mais marcante e trabalhado, com uma ligação direta com seus irmãos maiores. No pacote, ele cresceu.
Quando falamos em Brasil, dois SUVs evoluíram bastante em suas trocas de geração. Honda HR-V e Hyundai Creta servem de inspiração para a Nissan, algo que fica claro quando cruzamos suas dimensões e o quanto o Kicks cresceu. Veja na tabela abaixo.
COMPRIMENTO | ENTRE-EIXOS | LARGURA | ALTURA | |
Nissan Kicks (atual) | 4.310 mm | 2.610 mm | 1.760 mm | 1.590 mm |
Nissan Kicks (novo) | 4.366 mm | 2.656 mm | 1.800 mm | 1.630 mm |
Honda HR-V | 4.330 mm | 2.610 mm | 1.790 mm | 1.590 mm |
Hyundai Creta | 4.300 mm | 2.610 mm | 1.790 mm | 1.635 mm |
Com isso, o novo Kicks poderá não só concorrer com as novas gerações destes SUVs, mas também apontar para o Compass (4.400 mm de comprimento, 2.636 mm de entre-eixos, 1.819 mm de largura e 1.628 mm de altura) em diversos mercados, como o norte-americano. Até por isso que ele recebeu o motor 2.0 aspirado e opção de tração integral nos Estados Unidos.
No Brasil, o SUV aposentará o 1.6 aspirado e o trocará pelo, provavelmente, 1.0 turbo - considerando a relação e uso de motores entre Renault e Nissan, não surpreenderá se for uma versão do 1.0 turbo que estreou no Renault Kardian, com algumas mudanças e produção em Resende (RJ). Além disso, este novo Kicks trará mais tecnologias de condução, construção mais moderna e melhorias no acabamento. Seu lançamento deve acontecer em 2025, já produzido em Resende (RJ) ao lado do atual Kicks.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: nacional em 2025, novo Nissan Kicks acelera testes no Brasil
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
VW Santana: os 40 anos de história do sedã mais famoso da marca no Brasil
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?