Figura de destaque no calendário de lançamentos da Audi para este ano, a nova geração do A4 chegará ao mercado com mudanças importantes até no nome. De acordo com reportagem recente da revista Auto Express, o modelo de próxima linhagem abandonará a alcunha tradicional e estreará no final do ano rebatizado de A5.

Segundo a publicação, a alteração é resultado da nova estratégia de nomenclatura da Audi para eletrificação. Nesse sentido, codinomes com números pares ficarão reservados para veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (será, inclusive, o último da história a usá-los), a decisão foi redesigna-lo para A5.

Flagrado em testes já com carroceria final, o novo A5 conservará muito da receita estética conhecida e adotará desenho evolutivo. Nesse sentido, a carroceria terá vincos marcantes, elementos bem integrados e proporções semelhantes às do A4 atual. A dianteira será caracterizada pela grade em formato hexagonal, grelha com novos elementos internos, faróis com LEDs integrados e capô liso com novos recortes.

No interior, o painel será completamente revisto e perderá a central multimídia tipo tablet do modelo atual. Ao que tudo indica, a tela ficará maior e passará a ser mais integrada ao conjunto, otimizando ergonomia e design. A inspiração virá de lançamentos recentes, como o A3 e os SUVs da linha Q.

A plataforma a ser usada será do tipo MLB, ou seja, especialmente preparada para receber motores montados longitudinalmente. A adoção da arquitetura MQB, pensada para motores transversais, chegar a ser especulada, mas foi posteriormente descartada.

Flagra novas Audi A4 Avant e RS4

Falando em motorização, já é certo que o novo A4/A5 será o último da família equipado com propulsores tradicionais a combustão. Será também um dos derradeiros veículos da Audi com motores TFSI e TDI puros, já que a partir de 2025 a marca lançará apenas modelos eletrificados (híbridos ou elétricos).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com