Apresentada na Europa no final do ano passado, a nova geração do Volkswagen Tiguan estreará em breve na China com particularidades importantes. Produzida localmente pela joint-venture SAIC-VW, a nova linhagem terá entre-eixos alongado em relação ao modelo europeu (por isso o acréscimo do "L" no nome) e uma versão super-tecnológica batizada de Pro. Imagens de flagra mostram mais detalhes e revelam ainda o design do acabamento esportivo R-Line.
Na comparação com o Tiguan anterior (ainda à venda no Brasil), o Tiguan L Pro R-Line exibe faróis mais alongados na horizontal e com maior integração com a grade. Nas laterais, destaque para novos vincos e linha de cintura alta, além das rodas com desenho bastante chamativo. Na traseira, o protagonismo fica por conta das lanternas interligadas no padrão dos lançamentos mais recentes da Volkswagen.
Ao todo, o Tiguan L mede 4.735 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.682 mm de altura, além de 2.791 mm de distância entre-eixos. Na prática, é 197 mm mais longo, 17 mm mais largo e 43 mm mais alto que o Tiguan de 5 lugares, além de contar com entre-eixos 111 mm maior.
Por dentro, as fotos revelam interior ainda mais caprichado que o equivalente europeu. Destaque para materiais como alcântara nos bancos e painel, couro, detalhes em aço escovado, superfícies emborrachadas, preto brilhante e mais. O comando para troca de marchas fica na coluna, ao lado do volante, e uma terceira tela foi adicionada ao painel exclusivamente para uso pelo carona.
Embora seja exclusivo da China, o Tiguan L Pro dá o tom geral do que a Volkswagen prepara para o próximo Tayron. Originalmente focado no mercado asiático, o Tayron ganhará alcance global na nova geração e assumirá o papel de substituto do Tiguan Allspace atual. Terá algumas diferenças de design em relação ao L das fotos, mas seguirá a mesma pegada em termos de porte, plataforma e estrutura geral da carroceria.
Outra diferença ficará por conta da origem do desenvolvimento, já que o novo Tayron está sendo projetado pela FAW, enquanto o Tiguan L é fabricado pela SAIC (ambas joint-ventures da Volkswagen na China).
Volkswagen Tayron atual
A produção do próximo Tayron para o mercado norte-americano será sediada em Puebla, no México, na mesma fábrica do Tiguan Allspace atual. Como a planta é a mesma que abastece o Brasil, são fortes os rumores sobre lançamento por aqui em 2025 ou 2026. Além da versão de 7 lugares, o modelo para América do Norte terá uma variante cupê (versão já existente na China na geração atual e chamada Tayron X).
Fonte: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Volkswagen Tiguan Allspace 2024: SUV retorna ao Brasil com menos potência
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Semana Motor1.com: Corolla 2024, Ranger híbrida e mais