A Volkswagen finaliza o desenvolvimento da próxima geração do Tiguan e não deve demorar mais do que alguns meses para apresentá-la na Europa. A nova linhagem promete avanços importantes sobre o carro atual, mas terá mudanças importantes no portfólio. A variante Allspace, por exemplo, sairá de linha e não fará parte do catálogo como acontece hoje.

Como já dito, o Tiguan Allspace será substituído no mercado global pelo Tayron, SUV que atualmente é vendido apenas na China. Dentro da nova estratégia da Volkswagen para o mercado de utilitários, o modelo ganhará nova geração em 2025 e assumirá o posto de representante global da marca no segmento de SUVs médios de 7 lugares.

Novo Volkswagen Tayron 2025 - Projeção

O atual Tayron é fabricado na China pela joint-venture FAW-VW e sai da fábrica de Tianjin. Já a nova geração, transformada em modelo internacional, passará a ser montada também na Alemanha, especialmente na planta de Wolfsburg. Detalhes sobre o design ainda são desconhecidos, mas ideia geral já pode ser vista na projeção acima, que toma como base a mais recente linguagem visual da Volkswagen.

O modelo tomará como base a plataforma MQB Evo e será maior que o Tiguan 2024, oferecendo espaço extra e capacidade para levar até 7 passageiros, a exemplo do Tiguan Allspace. Ao mesmo tempo, ficará posicionado abaixo do Touareg, que seguirá ocupando o topo da linha de SUVs da Volkswagen.

Mecanicamente, terá versões tradicionais e híbridas do tipo plug-in com 204 e 272 cv. Apenas no modo elétrico, o alcance será de 100 quilômetros. Além disso, haverá enquadramento total com os regulamentos do Euro 7 programados para entrar em vigor em julho de 2025. A tração será dianteira ou integral 4Motion, dependendo da versão.

Volkswagen Tayron

Volkswagen Tayro atual

Em mercados da Europa, como no Reino Unido, o modelo repetirá o padrão da China e continuará se chamando Tayron. Já na América do Norte, a Volkswagen venderá o modelo como Tiguan, igualmente substituindo o Allspace atual. Além da versão de 7 lugares, o modelo terá na região uma variante cupê (versão já existente na China na geração atual chamada Tayron X).

Ao que tudo indica, a produção para o mercado norte-americano continuará sediada em Puebla, no México. A fábrica também abastece o Brasil e, por consequência, o Tayron/Tiguan também deverá desembarcar por aqui.

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