Em fevereiro de 2022, o navio de carga Felicity Ace pegou fogo e acabou afundando no Oceano Atlântico. Cerca de 4.000 carros foram perdidos no incidente, a maioria dos quais eram veículos novos de várias marcas do Grupo Volkswagen. Mas o drama ainda não acabou; o gigante alemão está enfrentando não um, mas dois processos judiciais diferentes nesse caso.

A Bloomberg informa que o Grupo VW foi processado duas vezes por alegações de que o incêndio começou com uma bateria de íons de lítio dentro de um Porsche que estava a caminho de um cliente. O Felicity Ace pegou fogo perto do arquipélago dos Açores (POR) enquanto transportava um valor estimado de US$ 155 milhões em carros de luxo, incluindo 1.110 Porsches. Os autores da ação alegam que um desses carros provocou o incêndio que, em seguida, gerou uma "verdadeira catástrofe".

Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)

Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)

Uma das ações judiciais foi apresentada em um tribunal de Stuttgart (ALE), onde a Porsche tem sua sede. O processo é conduzido pela operadora do navio de carga, a Mitsui OSK Lines, e pela seguradora do Felicity Ace, a Allianz. É interessante notar que essa ação foi ajuizada há mais de um ano, mas seu andamento foi interrompido devido a negociações de mediação para uma segunda ação em um tribunal de Brunswick, localizado na Baixa Saxônia, Alemanha.

Discussões adicionais entre as partes envolvidas estão programadas para o final deste mês. Caso não se chegue a um acordo, os processos serão retomados. De acordo com documentos relacionados ao processo inicial de 2023, os autores acusam a VW de reter informações sobre os riscos associados ao transporte de carros eletrificados. Além disso, a ação movida no tribunal de Stuttgart alega que a VW não divulgou as precauções necessárias para o transporte seguro dos carros.

A Bloomberg informa que o incêndio começou em um Porsche elétrico que, pelo ano, só pode ser o Taycan. No entanto, vale a pena observar que a montadora também vende uma variedade de versões do Cayenne e do Panamera com trens de força híbridos plug-in que têm baterias menores. A empresa controladora VW confirmou os dois processos, enquanto a Mitsui OSK Lines e a Allianz se recusaram a comentar o assunto.

Segue em anexo uma lista incompleta dos carros do Grupo VW que foram perdidos naquele dia. Também havia muitos veículos de propriedade particular que foram destruídos junto com o Felicity Ace. Entre as menções notáveis estão um Ford Mustang GT 2015, um Porsche 718 Boxster GTS 4.0 , um BMW 750i 2007 e até mesmo um Honda Prelude SiR 1996, que era vendido somente no Japão e tem alto valor entre colecionadores . Além disso, havia um Land Rover Santana 1977, que foi construído na Espanha sob licença do Land Rover Defender.

Outro fenômeno causado pelo incidente é que a Lamborghini teve que reiniciar a produção do Aventador para substituir as 15 unidades da série de despedida Ultimae perdidas no navio de carga queimado e afundado.

Marca e modelo Número de carros
Audi A5 conversível 84
Audi A5 cupê 43
Audi A5 Sportback 147
Audi E-Tron 121
Audi Q3 297
Audi Q3 Sportback 144
Bentley Bentayga 77
Bentley Continental GT 38
Bentley Continental GTC 50
Bentley Flying Spur 25
Lamborghini Aventador 15
Lamborghini Huracan 20
Lamborghini Urus 50
Porsche 23 fabricados em Zuffenhausen, 19 em Leipzig e 126 em Bratislava
Volkswagen Caddy 47
Volkswagen Golf 199
Volkswagen ID.4 159
Volkswagen T6 116
Envie seu flagra! flagra@motor1.com