Após muitas rivais anunciarem investimentos no Brasil, chegou a vez da Stellantis dar mais detalhes sobre o aporte que fará no país. Como prometido pela empresa, será o maior investimento feito na indústria automotiva na história, com R$ 30 bilhões sendo aplicados até 2030.

De acordo com a fabricante, o dinheiro será utilizado para desenvolver e desenvolver sistemas híbridos-flex, novas tecnologias e motores e realizar 40 lançamentos nos próximos 5 anos e meio. "Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui", disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis

A Stellantis já havia anunciado os planos de produzir carros com a tecnologia chamada Bio-Hybrid, oferecendo veículos híbridos com sistema flex. O Bio-Hybrid englobará os três tipos de motorização, com o híbrido-leve, híbrido convencional e híbrido plug-in, com a aplicação variando com o automóvel e seu posicionamento de mercado. Por exemplo, os híbridos-leve estarão mais presentes nos carros de entrada.

O primeiro híbrido chegará às lojas ainda no segundo semestre deste ano, mas a fabricante faz silêncio sobre qual carro será, de qual marca ou mesmo qual a tecnologia empregada. A única informação divulgada é que será produzido em Goiana (PE), o que reduz as possibilidades para Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass, Commander e Ram Rampage. Uma das hipóteses é que estreie em um dos SUVs da Jeep para substituir o motor diesel – existem rumores que o Compass perderá o 2.0 turbodiesel junto com a chegada da versão esportiva Blackhawk.

A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis

A engenharia da Stellantis trabalha em diversas tecnologias. A primeira, chamada apenas de “Bio-Hybrid”, é o sistema híbrido-leve com um gerador no lugar do alternador, ajudando a mover o carro em situações bem específicas. A segunda é a Bio-Hybrid e-DCT, com um motor elétrico capaz de mover o veículo e uma bateria pequena, funcionando como um híbrido convencional.

O terceiro sistema é o Bio-Hybrid Plug-In, que é a tecnologia PHEV de outros carros, com uma bateria bem maior que permite rodar por alguns quilômetros sem usar combustível, da mesma forma que o Jeep Compass 4xe. A empresa ainda tem planos de produzir um carro elétrico no país em algum momento.

Além dos híbridos, a Stellantis ainda confirma 40 lançamentos até 2030 para todas as marcas do grupo, contando renovações de produtos, novas gerações e produtos inéditos. Alguns dos carros vendidos atualmente já passaram do prazo para receber uma nova geração, como o Jeep Renegade e Compass, enquanto alguns tem um destino incerto, caso do Fiat Mobi.

“Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”, detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com