O Jeep Compass terá uma novidade interessante para a linha 2025, com lançamento esperado para o 2º trimestre deste ano. O SUV médio ganhará uma versão com pegada mais esportiva, que será batizada como Blackhawk e trará o motor 2.0 turbo de 272 cv que equipa a picape Ram Rampage. Cada vez mais perto da estreia, o utilitário tem sido flagrado constantemente pelas ruas e estacionamentos, usando uma camuflagem cada vez menor e mais leve.
Desta vez, o Jeep Compass Blackhawk foi fotografado pelo leitor Efrain Matos em um estacionamento. O SUV está quase limpo, usando somente alguns adesivos na grade dianteira e nos para-choques, onde devem aparecer pequenas mudanças visuais. Podemos notar que está com um acabamento em preto brilhante, tanto na entrada de ar quanto no acabamento em volta dos faróis de neblina. A Jeep já oferece algo parecido na versão Longitude com o pacote Dark. A foto da traseira revela a saída dupla do escapamento, um dos indicativos de que terá o motor de 272 cv.
O nome Blackhawk foi confirmado em um flagra anterior, que mostrava a animação do painel de instrumentos ao ligar o veículo, apresentando o logotipo da versão. A Jeep costuma usar o Hawk (falcão em inglês) para algumas versões, com a Trailhawk (variante off-road que sempre fez parte da linha do Compass) ou Trackhawk (versão esportiva do Grand Cherokee da geração passada). A escolha do nome Blackhawk deve estar ligado ao uso do acabamento escurecido na carroceria.
Como dissemos, sob o capô estará o motor 2.0 turbo de quatro cilindros emprestado do Wrangler. Terá a mesma calibração usada na Ram Rampage R/T, gerando 272 cv e 40,8 kgfm de torque, controlados por uma transmissão automática de 9 marchas e com tração 4x4. Na picape, este propulsor permite que acelere de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, o que dá uma ideia do desempenho que podemos esperar para o SUV.
Há uma especulação que o Compass perderá o motor 2.0 turbodiesel na linha 2025 e que esta versão viria para compensar esta mudança, virando uma opção para quem quer mais potência no SUV. O 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 kgfm acabaria sendo a motorização para a maior parte da linha.