Especulado desde o início do ano passado, o projeto que dará origem ao inédito SUV de pegada 'raiz' da Toyota pouco a pouco vai tendo detalhes internos revelados. De acordo com reportagem recente da revista Best Car - conhecida por desvendar segredos de marcas japonesas - o modelo poderá se chamar 'Land Cruiser FJ' e será mais um integrante da família Land Cruiser de SUVs.

Segundo rumores, o jipinho chegará ao portfólio como alternativa mais robusta ao Corolla Cross e será construído com carroceria sobre chassi. Nesse sentido, a revista revela que a plataforma adotada poderá ser a base iMV da picape Hilux Champ, que vem a ser uma versão simplificada da arquitetura da Hilux convencional.

Toyota Compact Cruiser EV Concept

O objetivo da Toyota será posicionar o Land Cruiser FJ como rival do Jimny de quatro portas, embora ligeiramente maior. Hoje, o modelo da Suzuki reina praticamente sozinho no segmento e tem até filas de espera em diversos mercados globais, mesmo com preços bastante salgados. Em termos dimensionais, fala-se em 2.750 mm de entre-eixos, contra 2.590 mm do Jimny.

Sob o capô, todos os rumores apontam para adoção de motorizações tracionais (gasolina e diesel), híbridas e até elétricas. O motor 2.8 turbodiesel de 204 cv da Hilux e do Prado vem sendo bastante especulado, assim como o 2.7 a gasolina de 166 cv usado pela Hilux Champ. O câmbio será automático e a tração, para fazer jus à proposta, 4x4 com diversos modos de seleção.

Toyota Compact Cruiser EV

Toyota Compact Cruiser EV

Ao que tudo indica, o modelo será produzido na Tailândia (importante plataforma de desenvolvimento e produção de veículos da Toyota) e exportado para todos os principais mercados da marca. A Hilux Champ, baseada na arquitetura iMV, já é produzida no país. O lançamento acontecerá no final deste ano, com vendas a partir de 2025. O visual ainda é mantido sob sigilo, mas tudo indica que as linhas do conceito Compact Cruiser (galeria acima) serão usadas como inspiração.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com