Especulada desde o início do ano passado, a comentada versão de 7 lugares do Toyota Corolla Cross não deverá se tornar realidade como esperado. Pelo menos é o que revela nesta semana a imprensa da Índia - país onde o projeto estava sendo tocado. Segundo informado, o desenvolvimento do modelo foi cancelado por não atender à viabilidade técnica comercial programada e a chegada ao mercado, portanto, não acontecerá.

Até então conhecido pelo codinome 340D, o projeto tomaria como base a atual plataforma TNGA-C (ou GA-C) e aproveitaria a flexibilidade da arquitetura para adaptar o comprimento extra. A base já é conhecida pela contar estrutura rígida (especialmente na parte inferior) e adotar técnicas avançadas de soldagem. Ou seja, mesmo com porte superior e entre-eixos alongado, o inédito Corolla Cross de 7 lugares não precisaria de grandes modificações.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024

Segundo fontes, a decisão de suspender o desenvolvimento foi tomada após a Toyota identificar mudanças no cenário de demanda a nível global, o que comprometeu a viabilidade comercial do projeto. O cancelamento pegou a imprensa indiana de surpresa, uma vez que a própria Toyota anunciou recentemente investimento de US$ 400 milhões para ampliar a capacidade de produção no país. O montante viabilizaria a produção do modelo a partir de 2026.

Na Índia, o Corolla Cross de 7 lugares ficaria posicionado acima do Urban Cruiser Hyryder e abaixo do Fortuner (nome local do SW4). Dessa forma, brigaria diretamente com o Jeep Commander, que por lá recebe o nome do Meridian. Ainda assim, a Toyota não deverá ficar fora do segmento. Segundo fontes, a marca deverá buscar alternativas para entrar na categoria e apresentar novidades dentro de 6 a 8 meses.

Toyota Corolla Cross 2024 (Tailândia)

Corolla Cross reestilizado na Tailândia

Enquanto isso, o Corolla Cross convencional de 5 lugares recebe bem-vindas atualizações no exterior através de facelift. As novidades foram apresentadas na Tailândia e devem chegar também ao Brasil, incluindo freio de estacionamento eletrônico, novo painel digital, rodas redesenhadas e sistema de escapamento sem abafador à mostra.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com