Em uma cerimônia oficial realizada hoje em Bangkok, capital da Tailândia, a Toyota apresentou uma nova picape multifuncional que representa uma evolução construída sobre uma derivação da plataforma da atual Hilux. Por lá, a novidade foi batizada de Hilux Champ e deriva de um conceito apresentado anteriormente.
Essa nova Toyota Hilux Champ mais barata representa a versão de produção do carro-conceito IMV 0 revelado no início de 2023, que em essência é a próxima geração da plataforma comercial leve, desenvolvida como uma nova solução modular e altamente personalizável para tornar um dos veículos mais populares nos mercados do Sudeste Asiático ainda mais versátil.
A nova plataforma IMV, que foi apresentada em sua forma final no Japan Mobility Show há algumas semanas, foi desenvolvida em colaboração com a equipe tailandesa da marca sob a liderança de Akio Toyoda, então diretor administrativo da subsidiária ativa na região asiática, que desde então assumiu a função de presidente do conselho da Toyota.
Desde seu lançamento em 2004, a Hilux foi comercializada em mais de 180 países e regiões em todo o mundo e evoluiu para atender às necessidades de cada mercado. Na Tailândia, ela é considerada um dos veículos mais populares e parte integrante da vida cotidiana de muitas pessoas, além de ser uma parte importante da economia local, pois é produzida localmente na fábrica de Samrong e já vendeu cerca de 2,7 milhões de unidades no mercado interno, além de mais de 4 milhões exportadas.
A Hilux Champ foi projetada para se posicionar na base da oferta de caminhonetes e da Toyota. Ela oferece versões com distância entre eixos curta ou longa e três motores, incluindo dois a gasolina (2.0 ou 2.7), ou um a diesel de 2.4. Além disso, um modelo chassi cabine também está disponível. Os preços variam de 459.000 a 577.000 baht, ficando entre R$ 63,8 mil e R$ 80,2 mil na conversão direta da moeda tailandesa.
A plataforma plana tem vários conjuntos de furos para que os acessórios personalizados possam ser facilmente fixados com porcas e parafusos simples. A Toyota coopera com mais de 100 empresas locais de acessórios especializados e, assim, oferece a seus clientes oportunidades quase ilimitadas de tornar seu veículo realmente sob medida para cada necessidade.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Fiat repete fase ruim e perde liderança em vendas na Itália em outubro
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida
Novo motor 2.0 turbo de 300 cv da Toyota será usado pela Hilux, diz site