A Toyota já vinha numa sequência de anúncios de investimentos no Brasil desde 2023. Primeiro veio um aporte para atualizar o Corolla Cross (R$ 61,8 milhões), seguido por mais um investimento de R$ 1,63 bilhão para a produção nacional do Yaris Cross, que será o próximo SUV de entrada da marca e ainda tem grandes chances de ser híbrido.
Mas agora parece que virá um investimento ainda maior. O Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB-SP) publicou em suas redes sociais que a Toyota realizará um aporte de R$ 11 bilhões. O anúncio deverá ser feito amanha (5/3) em Sorocaba (SP), cidade onde a marca mantém uma de suas principais linhas de montagem no Brasil.
Ainda não está claro se, dentro destes R$ 11 bilhões, já estão inclusos os valores dos investimentos anunciados anteriormente, ou se estaremos olhando para um valor adicional. Porém, o mais interessante será a destinação de tanto dinheiro. Em fevereiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba teria confirmado que a Toyota já estaria negociando com entidade para a produção de uma picape de porte intermediário, como a Fiat Toro, que já poderá ser híbrida.
Isso vai de encontro com o restante da postagem de Alckmin, que abordou como este investimento virá de encontro com as novas políticas do Governo Federal para a descarbonização da economia. Entre eles estão o Mover, novo regime automotivo nacional, e o Combustível do futuro, de incentivo ao uso e desenvolvimento de energias alternativas.
A ideia de uma picape intermediária é bem conhecida. Os últimos rumores apontam que seria feita com a plataforma TNGA-C e seria baseada na próxima geração do Corolla, como revela o site Automotive News. Seria uma projeto global e, assim como o sindicato brasileiro disso, está previsto para 2027 ou depois. A ligação com o Corolla seria a identidade visual mais parecida e uso da mesma arquitetura, com a picape em si sendo bem diferente estruturalmente. Também aproveitaria uma nova geração do sistema híbrido.
No Salão de Tóquio (Japão) do ano passado, a Toyota mostrou o EPU Concept, que adiantava uma possível picape interemediária monobloco. Na ocasião, a fabricante apontava como uma caminhonete para quem procura a utilidade de uma picape mas sem ser grande e off-road como os modelos maiores. Porém, não dizia se o carro seria produzido. Alguns executivos comentaram que estavam lutando para conseguir aprovar o projeto.
Outra informação revelada pelo sindicato é que essa picape só chegaria após 2027, por conta do tempo necessário para preparar a linha de montagem. Hoje a Toyota já está no meio de um ciclo de investimento, que dará origem tanto ao Yaris Cross quanto à reestilização do Corolla Cross, então um novo aporte só seria anunciado após a estreia do SUV compacto. O assunto ainda está em discussão dentro da fabricante, que realiza reuniões com o sindicato para discutir os futuros investimentos. Oficialmente, a Toyota diz que não discute planos futuros, mas reafirma o compromisso de investir no Brasil.
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