Quando o Corolla Cross foi apresentado em 2021, existia a dúvida sobre como seria a briga com o sedã Corolla nas lojas. Com muitas semelhanças, poderiam colocar uma dúvida na cabeça do cliente que entrava nas concessionárias da Toyota que procura um modelo médio, seja sedã ou SUV, tanto nas versões com motor 2.0 quanto com o conjunto híbrido.

Vamos reunir os números do Corolla e Corolla Cross desde 2021 até 2023, além de janeiro de 2024, para ver como eles se comportam desde então. No segundo semestre de 2019, o Corolla chegou em nova geração e, por isso, consideramos esse número para uma referência (mesmo que misturado com o antecessor), e vale lembrar que 2020 foi um ano de pandemia e fraco em vendas pelas fábricas e concessionárias fechadas. 

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2024

Tabela: Vendas Toyota Corolla e Corolla Cross (2019 - 2023)

  COROLLA COROLLA CROSS
2019 56.722 -
2020 41.072 -
2021 41.891 34.249
2022 42.887 42.506
2023 42.925 42.070

O Corolla Cross começa a ser emplacado com volume em abril de 2021, apesar de algumas poucas unidades licenciadas em março, provavelmente de uso interno da Toyota. Pela média mensal, o Cross emplacou 3.805 unidades/mês, contra 3.490/mês do sedã. O efeito novidade de uma certa vantagem, mas não tão grande como era esperado com a chegada de um SUV, segmento tão aquecido. 

Em 2022, o Corolla sedã emplacou mais que o Corolla Cross, mas por uma margem, mais uma vez, baixa. O mesmo se repete em 2023, mostrando que o Corolla não perdeu mercado, mas o Corolla Cross pode ter roubado clientes de outros segmentos e marcas sem prejudicar o irmão. Até mesmo sua média de emplacamentos não perdeu muito considerando a queda do mercado comparado com 2019 e o ano fraco de 2020. 

Em janeiro de 2024, o Corolla Cross emplacou 3.084 unidades, contra as 2.142 do Corolla. A marca japonesa apresentou uma nova versão do SUV, XRX com motor 2.0, mais equipada e com o motor aspirado sem assistência elétrica, além de algumas promoções. O Corolla sedã recebeu uma leve reestilização no segundo semestre de 2023. Vamos acompanhar os próximos meses para ver se o SUV, pela primeira vez, passa o sedã no acumulado ao fim de 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com