Algo completamente impensável até poucos anos atrás, a produção de veículos elétricos chineses por um grande conglomerado automotivo ocidental em plena Europa está caminhando para se tornar realidade. Conforme relata reportagem da agência de notícias Automotive News, a Stellantis está planejando estabelecer na Itália uma base produtiva de modelos da marca Leapmotor para abastecer todos os principais mercados europeus.

O plano da Stellantis é utilizar a estrutura da histórica fábrica de Mirafiori, sediada na região de Turim, e produzir aproximadamente 150.000 unidades por ano, começando em 2026. A escolha pela Leapmotor é estratégica, tendo em vista a parceria recentemente firmada entre as duas empresas.

Leapmotor T03

No negócio, anunciado em outubro passado, a Stellantis se compromete a investir cerca de 1,5 bilhão de euros (aproximadamente R$ 7,9 bilhões) em troca de 20% da Leapmotor, tornando-se acionista relevante. O acordo também prevê a formação da Leapmotor Internacional, uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis com direitos exclusivos para exportação, venda e fabricação de produtos da Leapmotor fora da China.

Stellantis Leapmotors

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ao lado do CEO da Leapmotors, Zhu Jiangming

Leapmotor tem se destacado no desenvolvimento de NEVs (sigla para New Energy Vehicle) e se especializado na produção de elétricos, híbridos plug-in e modelos a hidrogênio. Só em 2022, na China, a empresa vendeu 111.000 unidades - um feito e tanto alcançado em apenas 8 anos de existência.

A empresa também atua na área de inteligência artificial e domina programas complexos de gerenciamento de grupos motopropulsores, assistentes de direção avançados e outras importantes tecnologias. A Leapmotor já nasceu desenvolvendo recursos do tipo e, graças aos acordos formados com Nvidia e Qualcomm, adquiriu competências e conhecimentos altamente relevantes. Ou seja, uma oportunidade e tanto para a Stellantis.

Leapmotor C10

“Se tivermos a oportunidade, porque faz sentido do ponto de vista econômico, de produzir carros Leapmotors em Itália, é claro que o faremos”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Só depende da nossa competitividade em termos de custo e qualidade”, completou.

Na prática, a produção de carros elétricos chineses na Europa ajudará a Stellantis a trazer modelos de baixo preço para o mercado, sem arriscar tarifas alfandegárias que poderiam surgir da investigação da União Europeia sobre práticas desleais de marcas de chinesas. Os modelos mais conhecidos da Leapmotor são o pequeno T03 e o SUV C10 (o primeiro modelo desenvolvido para o mercado global).

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