SUV sucessor do VW Gol ganha teaser na versão da Skoda e estreia em 2025
Versão tcheca do projeto será lançada primeiro e terá a Índia como principal mercado
Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Volkswagen para os próximos anos, o inédito SUV de entrada pensado para suceder o icônico Gol pouco a pouco começa a ser descoberto. Prova disso vem da Índia, onde a Skoda - subsidiária tcheca do grupo alemão - começa a mostrar as primeiras imagens da sua versão do projeto.
O desenvolvimento do novo SUV é segredo guardado a sete chaves e está sendo tocado conjuntamente entre Volkswagen e Skoda. A cooperação buscará soluções para reduzir custos de desenvolvimento e, nesse sentido, aproveitará toda a estrutura da plataforma MQB-A00. Cada marca terá sua própria versão do modelo, mas alguns elementos - como portas dianteiras - poderão ser os mesmos nos dois carros.
Skoda Kushaq
Na prática, será a mesma receita já vista no mercado indiano através dos modelos Virtus/Slavia e Taigun/Kushaq (fotos abaixo). São tecnicamente idênticos, mas com estética condizente com as diretrizes de cada marca. A versão Skoda será a primeira a ser revelada e acaba de ter teaser divulgado. Na imagem, é possível notar design agressivo na dianteira com conjunto óptico dividido e LEDs diurnos posicionados na parte superior.
Mais detalhes serão divulgados nos próximos meses, incluindo o nome definitivo. Por enquanto, são especulados batismos como Kwiq, Kymaq, Kylaq, Kariq e Kyroq. A Skoda, inclusive, iniciou uma campanha para escolha do nome e está aceitando sugestões que comecem com a letra K e terminem com Q. O anúncio oficial da nomenclatura escolhida será realizado até o final do ano.
Já o modelo final começará a ser vendido apenas em 2025, com foco na Índia. Ao que tudo indica, terá menos de 4 metros de comprimento e aproveitará as vantagens tributárias concedidas pelo governo local para veículos deste porte. Os principais concorrentes serão Maruti Suzuki Brezza, Hyundai Venue, Renault Kiger, Kia Sonet e Tata Punch.
Sucessor do Gol no Brasil
No Brasil, como dito, teremos a versão Volkswagen deste projeto. O modelo é aguardado como sucessor do Gol e, assim como o Skoda, terá carroceria SUV. A produção será concentrada na fábrica de Taubaté (SP) e será viabilizada através do investimento de R$ 16 bilhões que a marca anunciou que aplicará no Brasil até 2028 para colocar 16 lançamentos no mercado.
Quando chegar às lojas, em 2025, o inédito SUV ficará posicionado acima do Polo Track e abaixo do Nivus, que a essa altura já deverá estar reestilizado. Detalhes sobre o carro serão apresentados nos próximos meses através do Yeh Concept, que adiantará como será o design. O nome ainda não foi escolhido.
Volkswagen Yeh Concept - Projeção
Quem já viu o carro afirmou que é diferente de tudo que a marca já fez e "que nem parece um Volkswagen". Outro detalhe importante é que já nascerá pronto para eletrificação e será ofertado também em versão híbrida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV mais barato da Honda, WR-V ganha visual renovado e jeitão de T-Cross
Nova Renault Niagara já está em produção e chega ao Brasil em novembro
Volvo desistirá de ser só elétrica e trará XC40 híbrido de volta ao Brasil
Range Rover Evoque sai de linha no Brasil após 15 anos
De rival do Dolphin a SUV gigante: Omoda & Jaecoo terá 7 lançamentos em 2027
Novo Mini Countryman Untamed quer sair do asfalto e ganha até barraca no teto
Nova Ford Ranger já começou a ser criada e deve chegar no final da década