Após anos seguidos de rumores e especulações, a Volkswagen finalmente desistiu da ideia de lançar uma picape nos Estados Unidos. A informação foi confirmada recentemente por Pablo Di Si, presidente e CEO da empresa na América do Norte. Em conversa com jornalistas no Salão de Chicago, o executivo foi questionado sobre o assunto e respondeu de pronto que a ideia foi arquivada. “Isso não está mais nos planos”, afirmou.

O lançamento de uma picape é desejo de longa data da rede de concessionárias da Volkswagen nos Estados Unidos. Revendedores argumentam que o segmento é comercialmente estratégico, bastante lucrativo e, não é de hoje, cobram da matriz representação na categoria. Marcas como Chevrolet, Ford, Ram e Toyota conquistam ótimos números do segmento, enquanto a VW acompanha o movimento de longe sem qualquer participação.

Volkswagen Atlas Tanoak Concept

Diversos rumores já circularam sobre o assunto, especialmente depois do lançamento de modelos intermediários como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Nesse sentido, era forte a especulação de que a Volkswagen apostaria no lançamento local da Tarok, que chegou até mesmo a ser apresentada aos norte-americanos no Salão de Nova York em 2019. No entanto, a ideia foi logo abortada.

Volkswagen Tarok Concept

Tarok Concept

Outra possibilidade seria lançar um modelo maior, baseado no conceito Atlas Tanoak, neste caso com eletrificação e porte superior ao da Tarok. Novamente, os planos não foram adiante. Levar aos EUA a nova geração da Amarok também não está nos planos. Agora, mais uma vez, a marca decepciona a rede de concessionárias e confirma de uma vez por todas que não entrará na categoria.

Volkswagen Amarok Panamericana

Nova Amarok também foi destacada para os EUA

A negativa, apesar de frustrante, talvez seja estratégica. O mercado de picapes é difícil para marcas não tradicionais, ainda mais na América do Norte, e a Volkswagen poderia enfrentar dificuldades para fazer sucesso. Ao invés de atuar por conta própria, a empresa deverá entrar no segmento através da Scout, aproveitando a boa fama já conquistada entre os norte-americanos.

Scout Teaser

Scout Teaser

O grupo Volkswagen adquiriu os direitos sobre a marca Scout em 2020 e lançará na América do Norte em 2026 inéditos SUV e picape puramente elétricos. A Scout é conhecida das décadas de 1960 até 1980, sendo histórica concorrente da Jeep e Ford no segmento de utilitários esportivos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com